• Portal da Transparência

28 de setembro de 2022

IDEB: Como Timon conseguiu os melhores resultados

A Educação de Timon alcançou o 1° lugar no Maranhão, segundo a avaliação realizada pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). O resultado veio com os investimentos da Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), e da dedicação dos profissionais da rede de ensino.
Os gestores das escolas melhores avaliadas no município atribuem os bons resultados a um conjunto de fatores. Entre eles, a formação continuada dos docentes e a realização de projetos de extensão para potencializar a aprendizagem na escola estão em destaque.

No Colégio Militar Tiradentes V – EMEF São Benedito, os anos finais do Ensino Fundamental, que compreendem do 6° ao 9° ano, são geridos pelo município. Neste cenário, Timon alcançou 7.4, a melhor nota do Maranhão. De acordo com a diretora da instituição, Raione Costa, o resultado chegou através de muito esforço dos alunos, professores e de toda a comunidade escolar.

“Estávamos vivendo um momento diferente, em virtude do período pandêmico. Então, proporcionamos aulas diárias pelas plataformas virtuais, fizemos uma busca ativa com os alunos que não tinham acesso à Internet, promovemos café-aula, simulados e palestras virtuais. Quando os alunos retornaram presencialmente, continuamos com as estratégias e incluímos aulas extras de Língua Portuguesa e Matemática no contraturno, inclusive aos sábados, além de gincanas educativas e do RANKING de premiação para alunos que se destacavam nos simulados mensais.”, reforça Raione Costa.

Também com a primeira colocação no estado, o Projeto Alvorada da Educação conseguiu a marca de 7.9 nos anos iniciais, que compreendem as séries do 1° ao 5° ano. No município, a escola também atingiu o topo da classificação pela oitava vez consecutiva. Para o IDEB 2021, a principal estratégia adotada foi implantação de projetos de uso prático dos conceitos da Matemática, e ações de elevação dos níveis de leitura e escrita.

“O resultado exitoso é fruto de uma educação realizada a muitas mãos: escola, família e Secretaria de Educação. Os professores, juntamente com o núcleo gestor estão, constantemente, monitorando e intervindo com ações direcionadas a elevar o nível de leitura e escrita dos nossos alunos, na aquisição do uso prático dos conceitos matemáticos, e ressaltamos ainda a relevância das formações de professores ofertadas pela SEMED em parceria com o programa Educar pra Valer.” conclui Diolene Rodrigues, gestora do Projeto Alvorada da Educação.

 

Últimas Notícias





Siga a prefeitura