27 de setembro de 2022
Setembro Azul: Mês de Visibilidade da Comunidade Surda é comemorado com apresentações e palestra em Libras
“São vários alunos e alunas que estão aprendendo Libras, e isso é importante para nós. Na hora do recreio podemos conversar com outros alunos ouvintes, e isso é muito legal.”

Essas são palavras de Luiz Henrique, aluno surdo da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Urbano de Sousa Martins, instituição que é sede do Projeto Bilíngue, uma iniciativa que capacita estudantes, professores, comunidade escolar e comunidade em geral com a Língua Brasileira de Sinais (Libras), promovendo de forma mais intensa a inclusão das pessoas surdas.
“O Projeto Bilíngue é o que mais representa a inclusão. Antes, tratavam a pessoa surda como alguém que precisava de um intérprete para conversar com ele, mas parecia que as outras pessoas não precisavam ter esse diálogo. A escola bilíngue veio para mudar isso, porque o surdo precisa ter a oportunidade de diálogo com todas as pessoas.”, enfatiza o Secretário de Educação de Timon, Samuel Rodrigues.

Esta é apenas uma das diversas ações realizadas pela Prefeitura de Timon que asseguram políticas públicas para este público. Para evidenciar as conquistas alcançadas, especialmente na área da Educação Inclusiva, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) realizou, nesta terça-feira (27), um evento comemorativo em alusão ao Setembro Azul, campanha nacional de visibilidade da comunidade surda.
“Quando falamos sobre educação de Surdos, percebemos grandes avanços, como por exemplo o Projeto Bilíngue na escola Urbano Martins, e também os intérpretes nas escolas para nossos alunos surdos da rede. Dar ênfase ao Setembro Azul representa destacar as conquistas obtidas e ao mesmo tempo nos faz refletir sobre as ações necessárias para aumentar a inclusão social da comunidade Surda.”, reforça Flávia Diniz, Coordenadora de Educação Inclusiva da SEMED.

O momento aconteceu no auditório Wall Ferraz e contou com a participação de alunos, professores, e dos Secretários de Educação, Samuel Rodrigues; de Saúde, Márcio Sá; de Desenvolvimento Social, Marcus Vinicius; e representantes das Secretarias da Mulher, de Direitos Humanos, Lar dos Idosos, Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA) e Associação dos Surdos de Timon.
Na oportunidade, os participantes receberam palestra sobre Educação de Surdos, ministrada pela professora especialista Francilene da Costa, e os alunos da EMEF Urbano de Sousa Martins receberam certificados do Curso Básico de Libras. A programação também contou com apresentações de músicas e do hino de Timon interpretados em Libras.






