• Portal da Transparência

21 de setembro de 2022

Educação Inclusiva de Timon comemora avanços no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Nos últimos anos, Timon ganhou diversos investimentos na Educação Inclusiva, avanços que impactam positivamente na qualidade de ensino e na inclusão dos estudantes com deficiência.

Um dos principais destaques foi a reforma e modernização de todas as dependências da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Maria do Carmo Viana Neiva, que atende exclusivamente a este público. Outra importante ação foi a implantação do Projeto Bilíngue, que atua com a missão de transformar a EMEF Urbano de Sousa Martins na primeira escola do município com alunos e professores fluentes em Língua Brasileira de Sinais (Libras). O projeto já formou quatro turmas.

Nas escolas da Rede Municipal, a inclusão ocorre desde o Atendimento Educacional Especializado (AEE), que hoje conta com 14 polos distribuídos em diferentes regiões da cidade; até as turmas de Ensino Regular, onde é disponibilizado um intérprete de Libras para todas as escolas que possuem alunos surdos, bem como cuidadores para alunos com outras deficiências que se enquadram no perfil determinado pela legislação vigente.

Também com foco na qualidade de ensino, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) realiza formação continuada para cuidadores e professores de Educação Especializada, e iniciou, neste ano, o processo de ampliação dessas capacitações para os professores do Ensino Regular.

Além das escolas da Rede, a Prefeitura de Timon presta apoio a Organizações Não Governamentais, como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE, e Associação dos Deficientes Visuais de Timon (ADVIT), por meio de investimentos, disponibilização de profissionais de educação capacitados.

 

A missão da Educação Inclusiva se estende para outros setores da sociedade. Neste ano, a Secretaria de Educação em parceria com o Departamento Municipal de Trânsito de Timon (DMTRANS) realizou o primeiro Curso Básico de Libras destinado para Agentes de Trânsito, Guardas Civis Municipais e comunidade em geral. A iniciativa cumpriu o propósito de preparar esses profissionais para atender as demandas das pessoas surdas. A previsão é que a SEMED realize outras etapas do curso, com turmas de Libras Intermediário e Avançado.

“A Educação Inclusiva do município vem se destacando a cada ano. É possível acompanhar os avanços graças a parceria com as famílias e a percepção dos profissionais que realizam um excelente trabalho com os nossos estudantes, assim, estes estão se desenvolvendo de forma significativa.”, reforça Andreia Viana, Coordenadora de Educação Inclusiva da SEMED. 

 

Últimas Notícias





Siga a prefeitura