6 de setembro de 2022
Agentes públicos e comunidade de Timon recebem certificados de Curso Básico de Libras

“Nós, agora, podemos entender o que o cidadão surdo está falando, porque podemos nos comunicar por meio das Libras.”
Foi assim que a agente da Guarda Civil Municipal, Shisdaiane Alves, descreveu a oportunidade de se capacitar com o Curso Básico de Língua Brasileira de Sinais (Libras), ofertado gratuitamente pela Prefeitura de Timon.
O curso, ministrado pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED), foi destinado aos agentes de Trânsito, agentes da Guarda Civil Municipal e comunidade em geral, em uma iniciativa que partiu do Departamento Municipal de Trânsito com o intuito de incluir, cada vez mais, a comunidade surda nos atendimentos públicos.

“As forças de segurança do município todos os dias se deparam com diversos tipos de situações, dentre elas, pessoas com deficiência auditiva e dificuldades de comunicação. E pra otimizar os serviços da força de segurança, a gente teve a ideia de procurar o secretário municipal de Educação, e criamos o curso que também se estendeu para a Guarda Municipal.”, destaca Ronaldo Gonçalves, Diretor do Departamento Municipal de Trânsito.

O Curso Básico de Libras teve duração de 120 horas e conteúdo básico de datilologia (alfabeto de Libras), números e sinais que fazem parte do dia a dia como profissionais da segurança pública.
“À medida em que eu estou capacitada a uma comunicação através de libras, eu, enquanto servidor público, posso ofertar um serviço melhor.”, pontua Kelle Veras, Comandante da Guarda Civil Municipal de Timon.
Ao todo, 29 alunos, entre agentes e comunidade, concluíram o Curso. Além desta ação, a SEMED realiza outras atividades para a inclusão da pessoa surda. Uma delas é o Projeto Bilíngue, implantado em 2019 na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Urbano de Sousa Martins, com o objetivo de capacitar toda a comunidade escolar para se comunicar por meio da Libras.
“Todos os funcionários e alunos passam pelo curso, além dos pais de alunos, comunidade e quem queiram participar. E todas as nossas escolas com surdos matriculados, têm um intérprete. A gente entende que isso é incluir o surdo.”, ressalta o Secretário de Educação, Samuel Rodrigues.
A solenidade foi marcada por depoimentos de agradecimento e a apresentação do hino de Timon interpretado em Libras. Também estiveram presentes a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Laura Carvalho; o Inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Alexandro Lima; a representante do Ciretran Timon, Carla Saboia; e o secretário de Segurança Pública de Timon, Júnior Bacelar.
“A gestão da Prefeita tem sido de excelência na questão do trato com o servidor e, por consequência, o cidadão é a ponta disso tudo. Hoje nós vimos os servidores dedicados em aprender uma língua de sinais para se comunicar com as pessoas que realmente precisam. A gente precisa ter esse público treinado, então a gente fica muito feliz.”, enfatiza o secretário Júnior Bacelar.





