• Portal da Transparência

23 de agosto de 2022

Mês da Inclusão: EMEF Maria do Carmo Viana Neiva promove manhã de serviços e atividades culturais para alunos

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Maria do Carmo Viana Neiva realizou, nesta terça-feira (23), uma manhã de atividades educacionais, culturais, serviços em saúde e de beleza para alunos e familiares. A ação social faz parte do Mês da Inclusão, que neste ano trabalha a temática “Superando Desafios e Garantindo a Inclusão”.

Na ação, os alunos e familiares receberam orientação nutricional, oficinas de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), escovação e orientação em saúde bucal, aferição de pressão arterial e glicemia, bem como serviços de beleza e pinturas de rosto. Houve, também, apresentações de dança e uma palestra ministrada pela Assistente Social do CRAS – Parque Piauí I, Regina Lúcia, sobre os direitos garantidos para este público.

“Esse momento é muito importante na vida dessas crianças, adolescentes e adultos, porque possibilita uma interação e auxilia muito na inclusão deles. Eles precisam de momentos como esse, e eu faço questão de acompanhar e de fazer parte dessas ações, porque ajudam muito minha filha”, comenta Maria Francisca, mãe da Rita de Cássia, de 20 anos de idade, que é aluna de Atendimento Educacional Especializado (AEE) da EMEF Maria do Carmo.

Além do AEE, Rita de Cássia é aluna do 9º ano da EMEF Edgar Schalcher e realiza todos os acompanhamentos psicológicos e neurológicos gratuitamente na Policlínica. Com os investimentos da Prefeitura de Timon em saúde e educação, hoje, a aluna, que tem Síndrome de Down, recebe todas as condições necessárias para ter mais oportunidades de inclusão.

Além da manhã de serviços, a EMEF Maria do Carmo promove, desde o início do mês, diversas atividades alusivas ao Mês da Inclusão. Entre as ações, os alunos participaram de um passeio ao Parque Zoobotânico e de uma oficina de pintura em gesso.

“Nesta Ação Social, nós expomos todos os recursos que a instituição utiliza no dia a dia com os nossos alunos, e nossos profissionais ficam à disposição para que as mães possam tirar alguma dúvida. Nós, como equipe, ficamos muito gratos por ver os familiares participando. Os alunos se divertem muito e mostram toda a capacidade que eles têm, dentro das limitações que existem em cada um deles”, comemora Francineide Batista, gestora da EMEF Maria do Carmo.

“A inclusão deve ser feita todos os dias, esse mês é para dar ênfase no que já estamos fazendo no dia a dia. Incluir é dar oportunidades para que todos tenham acesso à Educação de qualidade e aos recursos e profissionais especializados para auxiliar nas aprendizagens múltiplas.”, explica o Secretário de Educação, Samuel Rodrigues. 

 

Últimas Notícias





Siga a prefeitura