18 de agosto de 2022
Centro de Reabilitação Maria do Carmo e CAPS Infantojuvenil realizam ações do Mês da Inclusão

Dando continuidade ao Mês da Inclusão, o Centro de Reabilitação (CER II) Maria do Carmo Viana Neiva, e os CAPS Infantojuvenil realizaram, hoje (18), uma série de atividades voltadas para as Pessoas com Deficiência. As ações foram promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMS), através do Mês da Inclusão em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
“Realizar essas ações no Mês da Inclusão, no CER Maria do Carmo e CAPS Infantojuvenil, em parceria com a Secretaria de Saúde, possibilita o fortalecimento e a continuidade de um trabalho voltado para a acessibilidade e garantia dos direitos da pessoa com deficiência no nosso município.”, comenta Andréia Viana, coordenadora da Educação Inclusiva na Secretaria de Educação.

A programação de hoje iniciou às 8h da manhã, no Centro de Reabilitação, com palestra e avaliação nutricional, seguida de atividades recreativas e de uma oficina de pintura no gesso voltada para alunos da Rede Municipal de Ensino que tenham alguma deficiência, e para pais e comunidade em geral. Na oportunidade, também foram ofertados serviços de saúde, como atualização de vacinas, atualização do cartão do SUS e aplicação de flúor.


“Nosso público aqui atendido são crianças com deficiência física e intelectual. Buscamos contribuir através da reabilitação e dessas ações para autonomia nas atividades cotidianas, com a inclusão até mesmo no mercado de trabalho e em uma sociedade mais justa, igualitária e que acima de tudo respeita as limitações de cada indivíduo. Com isso, as famílias também são abraçadas, acolhidas e fazem parte de todo o processo de seus filhos. Para nós do Centro de Reabilitação, é uma satisfação ver cada progresso aqui alcançado e isso se deve a toda equipe, cada profissional capacitado que faz parte dessa família.”, reforça Ana Lúcia Silva, coordenadora do CER Maria do Carmo.


A tarde, as ações aconteceram no CAPS Infantojuvenil, com roda de conversa sobre Os Desafios da Garantia da Inclusão, temática que aborda os caminhos para assegurar acessibilidade às Pessoas com Deficiência, e eliminar as barreiras que os impedem de ter uma vida em sociedade. Além da roda de conversa, o público da tarde também pôde contar com os mesmos serviços em saúde que foram ofertados pela manhã.
De acordo com Maria Moura, coordenadora do CAPS Infantojuvenil, a inclusão atua na contramão do preconceito e da discriminação, práticas que precisam ser abolidas da sociedade.
“A inclusão pode ser uma excelente alternativa para instigar o abandono de comportamentos preconceituosos em relação ao outro ser humano, independentemente dos motivos apresentados. Por isso, em contribuição com as ações do Mês da Inclusão, nós realizamos esta roda de conversa.”, explica Maria Moura.




O Mês da Inclusão deste ano, aborda a temática “Superando Desafios e Garantindo a Inclusão”, e acontece até o dia 31 de agosto. Acesse a programação completa.