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11 de julho de 2022

Secretaria de Educação reforça ações em saúde mental e de prevenção ao Bullying nas escolas

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) está em constante alerta aos casos de bullying nas escolas do município, e para melhor atender às demandas desse segmento, o Núcleo de Apoio ao Educando (NAE), composto por uma equipe multidisciplinar de educadores, psicólogos e assistentes sociais, realiza diversas ações, palestras e rodas de conversa para auxiliar as escolas na prevenção e enfrentamento.

O bullying consiste em qualquer ato de violência, seja ela física ou verbal, intimidação ou discriminação, e acontece principalmente no ambiente escolar. Por meio das orientações do NAE, as equipes gestoras das escolas municipais de Timon são orientadas e qualificadas e todos os profissionais estão aptos a lidar com essas situações.

“Geralmente a escola faz a primeira ação de chamar os envolvidos e tentar trabalhar, e quando necessário, nós somos acionados. Nós trabalhamos de forma pontual de acordo com a demanda e também estamos trabalhando na modalidade de rodas de conversa com temas que envolvem questões mais pautadas para o emocional, mas não deixamos de desenvolver a temática do bullying.”, explica Iranilson Araújo, educador e membro do NAE.

Outra função do NAE é o acompanhamento às demandas relacionadas à saúde mental dos alunos, que vem sendo intensificado desde o retorno às aulas presenciais, tendo em vista o aumento de casos de ansiedade e depressão resultantes, principalmente, do isolamento social durante à pandemia da COVID-19.

“A gente vem com essa preocupação em virtude da pandemia e nosso olhar ficou mais voltado para essa questão da emoção, mas que não deixa de ramificar o bullying. Quando falamos de bullying, nós pensamos na questão de quem pratica o bullying e de quem está sofrendo essas agressões e tentamos ajustar esse diálogo pra mostrar até que ponto uma piada perde a graça, até onde o humor pode causar situações bem mais severas e bem mais graves.”, pontua Emylli Moura, psicóloga e membro do NAE.

De acordo com João Paulo, coordenador do NAE, os gestores das escolas estão sempre atentos às necessidades dos alunos e a equipe do NAE se dedica a proporcionar a esses estudantes o acolhimento que eles muitas vezes não sentem em casa.

“A gente tá lidando com vidas, emoções e sentimentos. Não tem como separar isso do aluno, não é só produzir, aprender a ler e escrever – a gente vai muito além disso. E isso é importante porque, quando uma criança ou adolescente está num estado depressivo e de ansiedade e não consegue externar isso em casa, ter uma equipe na escola prontamente pra atendê-los faz com que eles se sintam mais vistos e importantes.”, conclui.

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