4 de junho de 2022
Prefeitura de Timon inicia a elaboração do Plano Municipal pela Primeira Infância

A Prefeitura de Timon reuniu, na última quinta-feira (02), no auditório Wall Ferraz, representantes de diferentes secretarias municipais e outros setores da sociedade. O encontro teve como objetivo tratar da elaboração do Plano Municipal Pela Primeira Infância (PMPI).
O PMPI é um plano intersetorial que visa a garantia dos direitos humanos de crianças de até seis anos de idade. A orientação é que todos os municípios tenham seu plano elaborado, para diagnosticar de forma precisa todos os problemas do município e criar políticas públicas de forma mais assertiva.
Estão envolvidos na elaboração do plano as Secretarias Municipais de Educação (SEMED), de Desenvolvimento Social (SEMDES), de Saúde (SEMS) e de Planejamento (SEMPLAN); os Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), da Saúde e da Educação; bem como os Direitos Humanos, o Conselho Tutelar e o Ministério Público.
“O nosso objetivo é juntar essas secretarias e outras instituições para construir o plano e ter, de verdade, os dados para que nós possamos trabalhar as corretas políticas públicas para podermos cuidar das nossas crianças. Vai dar um norte para a prefeita e para os secretários saberem onde mais precisa investir e para que nós possamos pleitear mais recursos junto ao Governo Federal”, afirma o secretário de Desenvolvimento Social, Márcio Sá.
Além de uma importante ferramenta de gestão para Timon, o Plano Municipal Pela Primeira Infância é, também, mais um passo dado pelo município para a conquista do Selo UNICEF.
De acordo com Alexandra Morais, articuladora do Selo em Timon, a conclusão do plano, que terá validade de 10 anos, está prevista para agosto desse ano.
“A primeira reunião foi para a equipe se conhecer e definir o próximo passo, que será a construção do cronograma de encontros dos grupos de trabalho. Também é o momento de elaborar o diagnóstico nos eixos prioritários”, pontua.
Ainda de acordo com Alexandra, investir na primeira infância é mais eficaz do que tentar sanar problemas futuros.
“No momento que você investe na primeira infância, você evita problemas na vida adulta. É uma forma de prevenção de problemas de saúde, sociais, econômicos e de segurança pública”, completa.