25 de maio de 2022
Associação de Deficientes Visuais de Timon comemora 17 anos e celebra parceria com a SEMED

“Nós damos a oportunidade dessas pessoas enxergarem, não com os olhos literais, mas com os olhos da alma”, é assim que o presidente da Associação dos Deficientes Visuais de Timon (ADVITI), Antônio Roseno, se refere à iniciativa que abriu as portas da educação para a comunidade cega do município.
A ADVITI é uma organização não governamental que nasceu a partir do desejo de Antônio Roseno, que é deficiente visual, de alfabetizar e promover a inclusão social de pessoas cegas ou com baixa visão. Atualmente, a ONG conta com 35 alunos matriculados, além de sócios frequentadores que participam das atividades desenvolvidas na instituição.
“Me sinto feliz em ver uma entidade que nasceu apenas da ideia de algumas pessoas com deficiência, e hoje ver tantos colegas estudando e trabalhando me deixa muito feliz”, comemora Antônio Roseno.
A parceria da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) se dá através do fornecimento de professores qualificados com formação em educação especial, além de suporte na manutenção do prédio, mobília e lanche. Segundo o presidente Antônio Roseno, o transporte escolar, que também foi cedido pela SEMED, foi uma das principais conquistas da ONG. De acordo com ele, o número de alunos aumentou significativamente com a chegada do auxílio no deslocamento.
Atualmente, a instituição oferta aulas de braile, soroban (instrumento de cálculo manual), informática inclusiva, orientação de mobilidade, e presta apoio pedagógico aos alunos matriculados nas escolas de ensino regular e Educação de Jovens e Adultos. Além da parceria com a SEMED, a ADVITI se mantém através de doações e mão de obra voluntária de pessoas que se solidarizam com a causa.
Andreia Viana, coordenadora do núcleo de educação inclusiva da SEMED, ressalta a importância da ONG para esse público em Timon.
“É uma parceria muito importante. A associação realiza atendimentos específicos, no contraturno do ensino regular, para os estudantes com deficiência visual, visando a melhoria do desenvolvimento, aprendizagem e possibilitando a inclusão desses estudantes. E a Semed, por meio da Coordenação da Educação Inclusiva, tem acompanhado e levado orientações para os trabalhos realizados na ADVIT”, explica.
A diretora da ONG, Regina Leão, é uma das profissionais que foram cedidas pela SEMED. De acordo com ela, ver o desenvolvimento dos alunos é uma das coisas mais gratificantes desse ofício.
“Eu fico feliz com o desenvolvimento de todos eles, porque muitas vezes a própria família vê eles como pessoas incapazes. Eu vejo a vontade que eles têm de aprender e de estarem envolvidos na sociedade”, pontua.
O aniversário de 17 anos da ADVITI foi comemorado nessa terça-feira (24), na sede da instituição, e contou com celebração de missa em ação de graças, almoço e apresentações musicais. Estiveram presentes os professores, alunos e voluntários, bem como a coordenadora do núcleo de educação inclusiva da SEMED.
