• Portal da Transparência

12 de maio de 2022

Secretaria Municipal de Educação realiza formação continuada para professores

A Secretaria Municipal de Educação (SEMED) realizou mais um momento de formação continuada para os professores de Timon. O encontro iniciou na última segunda-feira (9), e teve a duração de 4 dias, que deu sequência ao ciclo de atividades do programa Educar Pra Valer, iniciativa da Associação Bem Comum, agora de forma presencial.
Foram realizadas formações de Língua Portuguesa e Matemática, além de técnicas para alfabetização de crianças  como parte das ações do programa “Timon, Tempo de Ler”, já em andamento no município.
Para a professora Luciana Brito, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Nazaré Rodrigues, esses eventos formativos vieram pra somar e dar suporte ao desenvolvimento de ações para a sala de aula.

“Nós nos deparamos com algumas crianças numa situação bem difícil, devido à pandemia, e a partir daí foi o ponto de partida pra iniciar as atividades pra sanar essas dificuldades de aprendizagem.”

Ainda de acordo com a professora, o ponto principal das formações, é o fato de elas serem idealizadas e ministradas por professores.

“Isso aproxima as vivências, porque eles conhecem a nossa realidade. É um diálogo linear porque todo mundo parte dos mesmos princípios, e isso é muito positivo”, pontua.

A formação foi ministrada por professores do Educar Pra Valer e contou com a presença do coordenador assistente do programa no Maranhão, Pedro Grandson.

“O município de Timon é muito estruturado, é uma equipe que sabe do seu potencial e sabe onde quer chegar, e a gente vê aqui uma evolução muito grande na alfabetização e nas proficiências”, destaca o coordenador.

 

Também estiveram presentes os consultores da Lyceum, Joan Oliveira e Jocelaine Rossi, empresa idealizadora do material didático do Educar Pra Valer, que além do acompanhamento das formações, realizaram visitas às Escolas Municipais de Ensino fundamental (EMEF) Padre Fábio e Desembargador Odilo Costa Filho.

“Nesta visita, nós pudemos conhecer a experiência dos professores com o material que está sendo usado, e verificar quais são as dificuldades que a escola apresenta para que possamos fazer os ajustes necessários, tanto no material quanto na formação com os professores”, afirma Joan Oliveira, consultor da Lyceum.

Últimas Notícias





Siga a prefeitura