• Portal da Transparência

9 de maio de 2022

Secretaria Municipal de Educação realiza ações para alfabetização na idade certa

Uma das prioridades da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) é alfabetizar crianças na idade certa, mantendo o aprendizado dos alunos de acordo com o que é esperado para a sua série e idade. Para isso, diversas ações estão sendo realizadas com o objetivo de mapear e identificar alunos com níveis de leitura insatisfatórios, bem como promover intervenções para sanar esses problemas.
Um dos programas trabalhados nas escolas é o “Timon, tempo de ler”, que surgiu com o objetivo de unificar técnicas e parcerias para atingir melhores resultados no processo de alfabetização.
Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dona Sinhara, no Povoado Castelo, a pequena Raiane Emanuele, de 8 anos, está com o nível de leitura fluente, e considera esse acompanhamento importante para seu desenvolvimento.

“Eu acho muito legal para os outros aprenderem, e eu vou aprender a ler ainda melhor”, comenta.

A supervisora responsável pela unidade, Anarleth Aguiar, demonstra satisfação com as conquistas e já tem planos para dar continuidade às ações. “A questão é avançar mesmo com esses alunos. Estamos vendo a evolução dessas crianças e abrimos outros três projetos de leitura para complementar o que já vem sendo desenvolvido pela SEMED.

No povoado São José dos Perdidos, outro projeto de leitura está sendo desenvolvido para dar celeridade ao processo de aprendizagem desses alunos. “Aqui nós estamos fazendo um concurso de leitura, inclusive com premiação, e estamos trabalhando os autores maranhenses para que essas crianças conheçam nossa literatura, que é tão rica”, explica a pedagoga Iara Santos, supervisora da escola.


Para o secretário municipal de educação, Samuel Rodrigues, em menos de um mês de lançamento do programa, já é possível notar os resultados.

“Em pouco mais de 15 dias de lançamento do programa “Timon, Tempo de Ler”, já pudemos observar uma grande movimentação nas escolas em busca da alfabetização das crianças. No início, fizemos uma avaliação de leitura na qual foi verificado um grande número de crianças não leitoras. Com a orientação da formação continuada realizada pelos nossos formadores, apoiada nas orientações e materiais disponibilizados pelo Programa Educar Pra Valer – da Associação Bem Comum, e o acompanhamento realizado diretamente nas escolas por equipes da SEMED, percebemos que estamos no caminho certo”, afirma o gestor.

Ações complementares

Para acompanhar de perto o rendimento dos alunos e identificar pontos que precisam de melhorias, o secretário municipal de educação está realizando uma série de visitas às escolas de Timon. A última visita aconteceu na quarta-feira (4), na região dos povoados Castelo, Poção e São José dos Perdidos, zona rural do município, onde foi possível conhecer a realidade desses alunos, especialmente por estarem mais distante da zona urbana, e levar soluções para o melhor funcionamento das aulas.


“Na visita, nós pudemos ver a estrutura das escolas, o funcionamento do transporte escolar e outras questões pontuais. Vimos também que já tem muita estrada recuperada e que os alunos estão frequentando às aulas normalmente, e isso é muito positivo”, pontua o secretário. Segundo o gestor, a previsão é que outras visitas aconteçam nas escolas de Timon.

Últimas Notícias





Siga a prefeitura