• Portal da Transparência

25 de abril de 2022

Secretaria Municipal de Educação promove Campanha em Alusão ao Mês da Conscientização do Autismo

A Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Educação – Semed, realizou uma campanha em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado no mês de abril. O tema deste ano (2022) para a campanha é uma frase da jornalista e defensora do autismo Fátima de Kwant: “Lugar de autista é em todo lugar”. O objetivo é conscientizar as pessoas a respeito do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e promover uma mensagem inclusiva à sociedade em relação às pessoas com autismo.

Durante este mês, uma série de atividades acolhedoras e informativas, bem como palestras em parceria com os profissionais da saúde e os profissionais do Núcleo de Apoio ao Educando (NAE), foram realizadas para sensibilização dos professores, familiares e estudantes das escolas municipais. Essas ações visam contribuir para combater o preconceito e a discriminação que cercam as pessoas com TEA.

“O tema deste ano no faz refletir sobre a importância de incluir as pessoas com TEA não somente nas escolas, mas também em todos os ambientes da sociedade. Por isso, realizamos essas ações para sensibilizar todos os envolvidos neste processo de inclusão e mostrar que o nosso trabalho deve ser desenvolvido de acordo com a particularidade de cada estudante com TEA”, declarou a coordenadora da Educação Inclusiva, Andréia Viana.

O TEA é uma condição caracterizada por algum grau de alteração do comportamento social, comunicação e linguagem, e por um repertório restrito, estereotipado e repetitivo de interesses e atividades. Aparecem na infância e tendem a persistir na adolescência e na idade adulta. Na maioria dos casos, eles se manifestam nos primeiros 5 anos de vida. Estima-se que no Brasil há cerca de 2 milhões de pessoas com TEA. No município de Timon, são estimadas cerca de 434 autistas matriculados em classes comuns, de acordo com a Estatística da Educação Básica 2021.

“Tanto as pessoas que possuem autismo como as famílias ainda enfrentam muitas dificuldades, por isso é importante abordar esta temática profundamente, para reduzir essas dificuldades e ajudar na criação de políticas públicas efetivas, aumentando o nível de informação, conhecimento e acesso a serviços essenciais e aos direitos adquiridos, permitindo assim o exercício pleno da inclusão social”, completa o secretário da Semed, Samuel de Sousa Silva.

Últimas Notícias





Siga a prefeitura