15 de março de 2022
Campanha anual do Busca Ativa Escolar é lançada na Rede de Ensino de Timon
Um lugar de permanência e não de exclusão. Um espaço de acolhimento e de novas descobertas para milhares de crianças e adolescentes. É assim que a escola é enaltecida e vista pela Prefeitura Municipal de Timon. E com o intuito de atrair cada vez mais estudantes, a gestão municipal, por meio da Secretaria de Educação (Semed), lançou na segunda-feira (14), a Campanha Anual do Busca Ativa Escolar, no Auditório do Centro de Treinamento Profº Wall Ferraz.
O Busca Ativa Escolar é uma iniciativa desenvolvida pelo UNICEF, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e com apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). Para Timon, o programa é de extrema importância, pois desenvolve estratégias para resgatar alunos matriculados, que por algum motivo se afastaram da escola, assim como verificar quem ainda não conseguiu ter acesso à rede municipal de ensino.
A abertura do evento contou com a participação do cantor Netinho, que integra a Escola Municipal de Artes Beija-Flor. Em seguida a composição da mesa de honra com: Alexandra Morais, articuladora municipal do Selo UNICEF; Samuel Rodrigues, secretário de educação; Marcio Sousa Sá, secretário de desenvolvimento social; Alexandre Luz, diretor do Procon; o estudante da Escola Municipal José Sarney, João Victor Rocha Silva, gestores educacionais, merendeiras, vigias, entre outros.

Iniciando a discussão, a Alexandra Morais destacou a atuação dos gestores no Busca Ativa Escolar e o quão fundamental é o programa para a conquista do Selo UNICEF.
“Tenho que enaltecer o trabalho dos gestores, que são fundamentais para a execução do programa no resgate de centenas de alunos para a rede de ensino”, disse.

Em seguida, o secretário municipal de desenvolvimento social, Márcio Sousa Sá, parabenizou o trabalho dos gestores e da equipe que coordena o programa Busca Ativa Escolar, além de todo o departamento de ensino e do envolvimento das outras secretarias.

“Samuel e toda a sua equipe assim como todos os outros profissionais das Secretarias, que estão envolvidos nesse trabalho intersetorial, somam nessa luta tão importante. Até porque um programa social disponível a uma família depende de um (filho) se aluno estiver na escola. Por isso, vamos continuar nesse trabalho conjunto em prol das nossas crianças e adolescentes para que assim todos estejam na sala de aula e tendo a garantia dos seus direitos e acesso aos programas sociais”.

O secretário municipal de educação, Samuel Rodrigues, declarou que o programa Busca Ativa Escolar é um compromisso da prefeita Dinair Veloso desde quando assumiu a gestão municipal.
“O Busca Ativa Escolar é importantíssimo para a nossa cidade. E é um marco da gestão da prefeita Dinair, que investe e se empenha em ofertar uma educação de qualidade e acessível para milhares de crianças e adolescentes”.
Campanha ativa e contínua
Aluno da Escola Municipal José Sarney, João Victor Rocha Silva, integrante do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), é um exemplo para a Rede de Ensino de Timon. Ele é um dos alunos resgatados pelo programa Busca Ativa Escolar. O João não é apenas um número, ele é a representação de todo o empenho de um programa que faz a diferença no município. Na solenidade, João esteve presente e mostrou o quanto a escola tem feito a diferença na vida dele. “A escola é tudo pra mim”, disse.

Em 2017, o ex-prefeito Luciano Leitoa fez a adesão do Busca Ativa Escolar. E em 2021, a prefeita Dinair Veloso reafirmou esse compromisso de resgatar crianças e adolescentes, que estão fora da escola e assim, garantir seus direitos. Segundo a coordenadora operacional do Busca Ativa Escolar, Eliane Soares, o programa pretende resgatar este ano, 177 crianças e adolescentes.
“A campanha é anual, mas as ações do Busca Ativa Escolar são mensais. É por isso que todos aqui presentes são parceiros e fundamentais para o sucesso do Busca Ativa Escolar. Vale lembrar que durante todo o mês de março, as escolas estarão realizando atividades, reuniões on-line, visitas às famílias, Dia D nas unidades; atividades em igrejas e carreatas”, finalizou.