• Portal da Transparência

11 de março de 2022

Agricultores participam de Chamada Pública para fornecimento de merenda na Rede de Ensino de Timon

Melancia, banana, laranja, verduras e uma diversidade de alimentos fizeram parte nesta sexta-feira (11), da exposição da amostra da Chamada Pública 01/2022 para fornecimento de merenda escolar em Timon. A exposição foi realizada na EMEF Nazaré Rodrigues e contou com a presença de agricultores, representantes da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e de Licitações e Contratos da gestão municipal. Posteriormente é realizada a homologação da aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar por meio de licitação, onde são contratados os produtos dos agricultores para as escolas.

A qualidade é o maior diferencial dos alimentos fornecidos pelos agricultores familiares de Timon segundo a diretora do Departamento de Alimentação Escolar, Edileusa Ribeiro.

“Anualmente realizamos a Chamada Pública, onde é promovido um edital. Os agricultores selecionados apresentam suas propostas e depois passarão por uma seleção para a aprovação da habilitação do fornecimento pelas nutricionistas”, afirmou.

Os alimentos expostos foram doados para a Casa da Criança e o Abrigo do Idoso.

Alimentação balanceada

A nutricionista Camila Paiva afirma que essa exposição é de extrema importância, porque é onde acontece a avaliação do tamanho e da qualidade dos alimentos.

“Demos o aval e está tudo ok. Após essa etapa, os agricultores serão convocados para assinar os contratos. E em seguida a equipe de nutricionistas da Semed elabora o cardápio”.

Ainda segundo a nutricionista, a Agricultura Familiar é de suma importância porque permite variar o cardápio das escolas, onde serão inseridos alimentos durante o ano todo de acordo com o Programa Nacional de
Alimentação Escolar.

Convém ressaltar que a Prefeitura Municipal de Timon obedece a Lei n.º 11.947/2009, que orienta que do total de recursos financeiros repassados ao município pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), no mínimo 30% deve ser utilizado na aquisição de gêneros alimentícios da Agricultura Familiar.

Últimas Notícias





Siga a prefeitura