• Portal da Transparência

11 de março de 2022

I Fórum Selo UNICEF discute temas e ações para consolidação do plano municipal pelos Direitos da Criança e do Adolescente

No segundo dia do I Fórum Comunitário do Selo Unicef promovido nesta sexta-feira (11), foram discutidos assuntos relevantes para a sociedade timonense com representantes de vários órgãos e Secretarias, na Escola Municipal Nazaré Rodrigues. Na ocasião, foram analisados os índices sociais de Timon e apontadas soluções e ações com base em temas sobre o documento referência do Plano Municipal pelos Direitos da Criança e do Adolescente citado Pelo UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância).

Foram divididos oito grupos para debate dos temas propostos para a consolidação do Plano de Ação Municipal pelos Direitos das Crianças e dos Adolescentes: “Desenvolvimento infantil na Primeira Infância”; “Educação de Qualidade para todos”; “Hábitos de higiene e acesso à água e saneamento assegurado para crianças e adolescentes nas escolas”; “Oportunidades de Educação, Trabalho e Formação profissional para adolescentes e jovens”, “Desenvolvimento Integral, Saúde Mental e Bem-estar de Crianças e Adolescentes na Segunda Década da Vida”; “Prevenção e Resposta às violências contra Crianças e Adolescentes”; “Proteção Social e atenção integral para as famílias vulneráveis via serviços intersetoriais” e “Participação Cidadã e Gestão por Resultados”.

O Fórum foi dividido em sete indicadores de impacto social e oito resultados sistêmicos, que é aquilo que o Selo UNICEF fornece de garantia para o município em relação a programas, leis e projetos. E é um momento de participação social da comunidade que pode conhecer o plano e também definir o que é prioridade para esse documento.

Para a articuladora do Selo UNICEF, Alexandra Morais, o selo é de extrema importância, porque orienta, cientificamente, os caminhos que o município pode percorrer para melhorar os indicadores sociais e assim garantir os direitos da população, principalmente de crianças e adolescentes.

O secretário municipal de educação, Samuel Rodrigues, frisou a importância da realização do Fórum.

“O Fórum aponta temas para a consolidação de um plano municipal que trará melhorias nos índices sociais e garantias na educação de milhares de crianças e adolescentes no município”, declarou.

Nathanael Bispo, aluno da Escola Municipal José Waquim, 13 anos, que é integrante do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA), ficou bastante entusiasmado ao participar do Fórum.

“Vim para acompanhar as discussões e vê o que será feito em prol dos nossos direitos no plano proposto”.

Márcia Coimbra, assessora técnica da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES), afirma que o Fórum é sempre oportuno para a discussão dos indicadores sociais.

“Aqui discutimos os indicadores que trazem um percentual de famílias timonenses no Cadastro Único do Governo Federal e a quantidade das famílias que são acompanhadas pelo Serviço de Proteção Integral à Família. A partir desses dados, apontamos melhorias para garantir mais direitos às crianças e adolescentes do município”.

A coordenadora operacional do Busca Ativa Escolar, Eliane Soares, destaca que o Fórum é importantíssimo, porque traz à tona o debate para soluções que têm o intuito de resgatar os alunos para as escolas.

“O Fórum, em si, é muito importante para Timon, porque foca na educação, inclusive em zerar o índice de abandono escolar e assim promover cada vez mais uma educação de qualidade para crianças e adolescentes”.

E ao final do evento foi promovida uma plenária no auditório do Centro de Treinamento Profº Wall Ferraz, para aprovação das propostas dos grupos sistêmicos, que serão fundamentais na formatação do plano municipal pelos Direitos da Criança e do Adolescente. 

Últimas Notícias





Siga a prefeitura