10 de março de 2022
Campanha anual do Busca Ativa Escolar será apresentada na segunda (14)
Na próxima segunda-feira (14), a Prefeitura Municipal de Timon por meio da Secretaria Municipal de Educação promoverá a abertura anual da Campanha Busca Ativa Escolar, no Centro de Treinamento Profº Wall Ferraz, às 15h. Na ocasião, gestores educacionais participarão e conhecerão a metodologia social para identificar, registrar e acompanhar crianças e adolescentes que estão fora da escola ou em risco de evasão.

A coordenadora operacional do Programa Busca Ativa Escolar, Eliane Soares, informa que se trata de uma iniciativa desenvolvida pelo UNICEF, em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e com apoio do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), que têm o intuito de instruir os municípios a desenvolverem e implementar políticas públicas que contribuem para a garantia dos direitos das crianças e adolescentes.
“A Busca Ativa Escolar reúne representantes de diferentes áreas – Educação, Saúde, Assistência Social, Planejamento etc, fortalecendo, dessa forma, a rede de proteção para crianças e adolescentes ora da escola ou em risco de abandono, até a tomada das providências necessárias para seu atendimento nos diversos serviços públicos, sua rematrícula permanência na escola”, declarou.
Ainda segundo a coordenadora, a gestão municipal, por meio do programa, resgatou 486 alunos no mês de março como resultado da campanha de 2021. “Nosso intuito são os motivos da exclusão escolar e fazer uma análise técnica para garantir a rematrícula dos alunos e assim garantir que todas as crianças e adolescentes estejam na escola e não fora dela”.
Durante o mês de março e início de abril, o programa Busca Ativa Escolar promoverá diversas ações em prol de crianças e adolescentes evadidos das unidades escolares, entre elas: Dia D; atividades em igrejas e carreata.