• Portal da Transparência

11 de março de 2022

I Fórum Selo UNICEF aberto em Timon debate políticas públicas para crianças e adolescentes

Visando estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes, a prefeita Dinair Veloso e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Marilda Loyola, e outras autoridades  de Timon, participaram nesta quinta-feira (10), da abertura do I Fórum Comunitário do Selo Unicef. O evento é de extrema importância para o município e promove políticas públicas que impactarão a vida de milhares de habitantes. 

Para a abertura do evento, o Fórum teve apresentações artísticas da Escola Municipal  Maria do Carmo Viana Neiva e da Escola de Artes Beija-flor. Em seguida, houve a composição de uma mesa para receber autoridades e representantes convidados, entre eles: os secretários  municipal de educação, Samuel Rodrigues;   saúde, Marcus Vinicius Cabral; de Direitos Humanos e Cidadania, Aldeneyde Carvalho Lima de Sousa;  Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Laura Carvalho; coordenador municipal de juventude, Geldo Júnior, entre outras autoridades. Além dos adolescentes, Isaac Vinícius de Sousa Santos e Isabelly Bianca Lopes de Sousa, representantes do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA).

De acordo com a Prefeita de Timon, Dinair Veloso, a gestão municipal vem trabalhando para a conquista do Selo UNICEF ao assumir o compromisso de assegurar como prioridade, políticas públicas voltadas para a infância e adolescência.

“Esse evento é de extrema importância para o município e para o fortalecimento de políticas para nossas crianças e adolescentes. Pois é um momento solene em que a cidade adere ao selo UNICEF se comprometendo a desenvolver políticas públicas que garantam que as nossas crianças tenham qualidade de vida e seus direitos assegurados”, declara a prefeita.

Para a representante do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA), a estudante Isabele Bianca, 13 anos, o Selo UNICEF promove a participação das crianças e jovens na políticas públicas voltadas para o protagonismo juvenil no município de Timon.

“Esse momento é uma grande oportunidade para conhecermos nossos diretos e também fazermos um projeto de vida e sermos assim uma pessoa melhor diariamente”, declara Isabele Bianca.

A secretária de Direitos Humanos e Cidadania, Aldeneyde Carvalho Lima de Sousa, reforça a relevância do evento e como a gestão municipal juntamente com várias secretarias vem se mobilizando para a consolidação do Selo UNICEF no município.

“Temos participado diretamente para conquistar o Selo UNICEF e buscado fortalecer as políticas públicas voltadas para as crianças e adolescentes” , disse.

Para o secretário municipal de desenvolvimento social, Márcio Sá, a gestão municipal está de parabéns por realizar um evento de tamanha relevância para a vida de milhares de crianças e adolescentes de Timon.

“A gestão municipal por meio da SEMDES tem dois Conselhos Tutelares e também cinco Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), onde desenvolvemos o Programa Criança Feliz para a garantia dos direitos das crianças e adolescentes. Além disso, temos uma equipe técnica voltada e formada juntamente com os outros secretários para fortalecer essas políticas públicas para as nossas crianças e adolescentes, pois o lugar delas é na sala de aula  e com seus direitos garantidos”.

De acordo com o secretário municipal de educação, Samuel Rodrigues, a gestão municipal tem promovido várias ações para ofertar uma educação transformadora na vida de milhares de crianças e adolescentes, que integram a rede municipal de ensino. 

“Em prol da conquista do Selo UNICEF, a gestão municipal vem promovendo uma educação de qualidade para que  os alunos permaneçam nas escolas e tenham uma transformação de vida por meio da educação”.

Ao final do evento, a articuladora do Selo UNICEF , Alexandra Morais, ressalta que o Fórum apresenta estratégias para monitorar e avaliar políticas públicas, além de promover a consolidação de um plano de ação municipal pelos direitos das crianças e dos adolescentes, que será implementando até o ano de 2024.

Dando continuidade ao evento nesta sexta-feira, 11, o Fórum será realizado na Escola Municipal  Nazaré Rodrigues, a partir das 8h e contará com a participação de todos que se credenciaram no dia da abertura. E às 13h30, uma plenária será feita no auditório do Centro de Treinamento Profº Wall Ferraz.

Últimas Notícias





Siga a prefeitura