• Portal da Transparência

28 de fevereiro de 2022

Alunos medalhistas conquistam bolsas de iniciação científica

Três alunos do Ensino Fundamental do Colégio Militar Tiradentes V conseguiram bolsas de Iniciação Científica Júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), pela participação na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), nos anos de 2020 e 2021.

Os alunos foram Ryan Aquino Garreto, Micaely Bacelar Barros e Ezequias Brito Almeida, que conseguiram bolsas no valor de R$ 1200 (cada). O primeiro, Ryan, faz o 8º ano do Ensino Fundamental e participa das edições da OBA desde o 6º ano. “Foi uma grande surpresa ganhar a bolsa. Fiquei muito feliz e me senti valorizado, pois sei que meu esforço rendeu resultado. Isso me impulsiona de forma positiva, onde me esforçarei ainda mais pra ficar entre os melhores”, declarou.

Além da rotina matutina da escola, Rayan, de 13 anos, procura manter um cronograma de estudo em casa para reforçar os assuntos discutidos em sala de aula. E quanto ao futuro, ele declara: “Nos meus planos farei o Curso de Formação de Oficiais (CFO) e após essa graduação investirei no mestrado e doutorado para futuramente ser um cientista em meu país”.

Entusiasmada com a conquista do filho, Luana Ferreira Aquino, mãe do Ryan, narra que é a bolsa veio em um momento oportuno e representa uma grande recompensa pelo esforço do filho, que é bastante disciplinado e sempre quer aprender coisas novas. “Sabemos que a ciência necessita de mais pessoas envolvidas e vendo a nova geração conquistando seu lugar é muito incentivador”, disse.

Micaely Bacelar, também está feliz em ter alcançado uma bolsa científica. Sua mãe, Rosana de Oliveira Bacelar, descreve que é muito gratificante vê o quanto a filha é estudiosa e tem conquistado destaque na ciência. “Eu nunca tive trabalho nenhum com os estudos dela. Porque a minha filha sempre foi dedicada. E essa bolsa vai ajudar muito ela. E o dinheiro também”, disse.

Já Ezequias, empolgado com a bolsa, afirma que foi muito prazeroso participar da Olímpiada e alcançar esse reconhecimento. “A bolsa me ajudou, pois não tinha celular para estudar e estava usando o da minha mãe. A facilitará também no incentivo a participar de outras olímpiadas”.

Feliz e emocionada, Laurineide Silva Brito Almeida, mãe do Ezequias agradeceu ao colégio e os professores por incentivá-los a participarem de campeonatos e olímpiadas nacionais. “O Colégio Militar teve uma importância fundamental, pois o meu filho passou a realizar várias provas de olimpíadas. E ter recebido esse prêmio é uma coisa que ficará marcado na vida dele”.

A Diretora Pedagógica do Colégio Militar Tiradentes V, Professora Raione Maria, afirma que é brilhante a colocação dos estudantes na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA), além do fato deles terem alcançado bolsas que os incentivam a prosseguirem na pesquisa científica. “Este benefício vai incentivá-los a continuarem estudando e se dedicando ainda mais na busca por suas conquistas e sonhos. Várias medalhas estão sendo conquistadas em várias Olimpíadas o que é motivo de alegria e orgulho para todos nós, principalmente para os alunos e suas famílias.

O projeto promove ações pedagógicas, a fim de proporcionar aos estudantes o desenvolvimento ampliado de suas habilidades, estimulando-os a desenvolverem um senso de competição saudável e o companheirismo entre os mesmos”, acrescentou Raione.

O diretor titular do colégio, Ten. Cel. Sousa, informa que o Colégio idealizou há dois o Projeto CMT V OLÍMPICO, que já é um sucesso. “Os resultados são positivos, pois temos cerca de 354 medalhas conquistadas em variadas Olimpíadas a nível estadual, nacional e internacional”.

Convém acrescentar que duas do Ensino Fundamental da EMEF Miguel Budaruiche conquistaram também Maria Beatriz da Silva Nunes e Agatha Cristina Geloura da Silva. Para Maria e Agatha, a bolsa representa mais um incentivo aos estudos delas. “Estamos muito felizes e queremos continuar disputando outras Olímpiadas”, disseram.

No início do mês a mesma unidade escolar havia anunciado a aprovação da bolsa de Gustavo de Sousa Andrade, do 5º ano do Ensino Fundamental, que também participou da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).

Últimas Notícias





Siga a prefeitura