11 de fevereiro de 2022
Webinário reúne especialistas educacionais no Pacto pela Alfabetização
A alfabetização transforma vidas. Com essa máxima e buscando mudar a realidade de milhares de timonenses, a gestão municipal tem estabelecido o compromisso com vários projetos e pactos educacionais, um deles é o Pacto pela Aprendizagem e Alfabetização. Nesta sexta-feira (11), um dos gestores da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), o supervisor educacional Ildo Machado, participará de um dos encontros que integram o pacto, o Webinário “Atuação da gestão escolar para assegurar a alfabetização no atual contexto educacional brasileiro”. O evento iniciou na quarta-feira (9), e reuniu mais de 4 mil educadores. A expectativa é contar com um público maior no encerramento.
Gestão ativa e participativa é o conceito que o gestor Ildo Machado abordará a respeito da atuação da Educação Municipal de Timon no contexto pandêmico.
“Durante o encontro, mostrarei de que forma a gestão municipal tem trabalhado para assegurar a alfabetização dos nossos alunos. E temos resultados bastante positivos mesmo na pandemia”, declara o gestor.

O evento será transmitido on-line, no canal da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) pelo Youtube. E contará com a participação dos seguintes especialistas: Ildo Machado, gestor e supervisor escolar da Semed; João Paulo Mendes, superintendente do Planejamento de Rede e Regime de Colaboração; Fernanda Ferraz, supervisora do Regime de Colaboração; Veveu Arruada, diretor executivo da Associação Bem Comum; Rosangela Rodrigues, formadora do Regime de Colaboração e Jaana Nogueira, professora da Fundação Getúlio Vargas.
Além disso, as medidas do Pacto pela Aprendizagem contam com os eixos Educação Infantil e Alfabetização, que vão ser executados em prol da formação de professores e gestores, produção e distribuição de material didático, fortalecimento da gestão municipal, comunicação e engajamento, monitoramento e avaliação da aprendizagem.
O Pacto pela Aprendizagem e Alfabetização é desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) em parceria com a União dos Dirigentes Municipais de Educação-Seccional Maranhão (Undime), Associação Bem Comum (ABC), Fundação Lemann, Fundação Vale e Instituto Natura com a colaboração dos 217 municípios maranhenses.