7 de fevereiro de 2022
Emoção e muita alegria marcam o primeiro dia de aula na Rede Municipal de Timon
“Presente?”. A expressão mais dita pelo professor ao fazer a lista de frequência na sala de aula. Apesar do momento de distanciamento social, a chamada também é feita de forma remota pela Rede de Ensino de Timon, que deu o pontapé inicial para o ano letivo, nesta segunda-feira (7).
Dinâmicas, brincadeiras e leituras marcaram o início das aulas nas instituições de ensino do município. Na EMEF Paulo Freire, o aluno do 2º ano, José Renato Batista da Silva, 7 anos, conta que ficou bastante animado com o início do ano letivo. “A aula foi boa. Gostei muito”.
Para Gleslyne Cavalcante Cardoso, do 5º ano da EMEF Antonio Pereira da Silva, o início das aulas foi momento conhecer e formar novas amizades.
“Hoje foi meu primeiro dia de aula e já conheci novos amigos. E quem me deu aula foi a professora Ceiça Chaves, que é muito legal e que sempre ajuda quando temos alguma dúvida”.
Ansiosa pelo início das aulas de Ângela Vitória Santos Sena, a mãe Marcilene Sousa Santos, afirma que fica feliz em ver sua filha aprendendo com a professora e os coleguinhas.
“Estava muito ansiosa pelo início do ano letivo, porque é o primeiro ano de ensino da minha filha na EMEF Tia Conrada. Estou muito feliz e emocionada”.
Educação ativa e on-line
Acolhimento. É a palavra que define esse momento inicial da modalide remota para o professor de inglês, Eugênio Rêgo, que ministra para o Ensino Fundamental 2 (séries do 6º ao 9º ano).
“Hoje realizamos uma atividade diagnóstica, onde também tivemos a oportunidade de um diálogo aberto para conversar sobre a importância do ensino em inglês. Apesar de ser remota, notamos a alegria dos alunos. E, para nós professores, é um momento de satisfação e emoção ver que os alunos se sentem motivados e estimulados a estudar “, disse.
Enquanto a professora Jardeane Costa dos Santos, da EMEF Antônio Pereira da Silva, que ministra aulas para turmas do 1º ano, narrou que os alunos ficaram bastante empolgados com o primeiro dia e que já estão na expectativa para o retorno das aulas presenciais.

A Prefeitura Municipal de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), tem estabelecido várias medidas de segurança diante do aumento de casos de Covid-19 e da gripe influenza (H3N2) no início do ano letivo. Diante desse aumento de casos, as aulas serão promovidas até sexta-feira, 11, na modalidade remota, até uma nova avaliação do quadro pandêmico no município.