29 de outubro de 2021
IOEB: Timon tem crescimento expressivo em educação

Os números do Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB) mostram que o município de Timon teve um avanço na área da educação, com o crescimento ao longo da série histórica, que cobre os anos de 2015 a 2021. O estudo, que aponta a qualidade da educação básica, da educação infantil ao ensino médio, foi elaborado pela Comunidade Educativa Cedac, com base em dados oficiais tabulados pela consultoria Metas Sociais.
Em 2015 e 2017, o município de Timon estava com o índice 3,6 e cresceu em 2019 para 4,2 e em 2021 para 4,7, segundo dados publicados no portal do IOEB (ioeb.org.br), atingindo o terceiro lugar em índice de oportunidade da educação do Maranhão.
A média timonense coloca o município à frente dos outros municípios maranhenses, tais como: a capital São Luís com índice 4,3, Imperatriz, cuja média é 4,4, São José de Ribamar com 4,5 e Caxias com 4,1.
O secretário Municipal de Educação de Timon, Samuel Rodrigues, atribui o resultado ao bom desempenho dos trabalhos desenvolvidos em equipe.

“Um resultado que comprova que, mesmo durante a pandemia, avançamos em qualidade educacional. Isso é fruto de um trabalho que fizemos em conjunto. De um lado, infraestrutura, do outro, na formação de professores e no avanço da qualidade de ensino”, destacou.
SOBRE o IOEB
O IOEB (Índice de Oportunidades da Educação Brasileira) indica as oportunidades educacionais oferecidas para todas as crianças e jovens em um município ou estado. Inclui tanto informações referentes à qualidade da oferta para alunos que frequentam as escolas, de todas as redes, como também informações referentes àquelas crianças e jovens que não frequentam a escola. Possibilita uma visão integral do território, incorporando aspectos de domínio cognitivo individual, mas também aspectos sistêmicos, que podem contribuir para o fortalecimento do regime colaborativo no país.