• Portal da Transparência

4 de outubro de 2021

Profissionais da Educação  debatem  estratégias para motivar alunos em avaliação

Profissionais da educação participaram, na quinta – feira (30.9), de reunião estratégica através da plataforma Zoom, executada pelos consultores do Projeto Educar Pra Valer. Ao todo, 135 profissionais entre gestores, supervisores e coordenadores do departamento de ensino  da SEMED participaram de uma formação.

Na reunião foram discutidos temas como, fundamentação teórica, estratégias de reforço para a preparação da avaliação do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), que vai ser realizada em novembro , além de socialização e troca de experiências entre os participantes.

 “Estou feliz que estamos alinhados com os mesmos pensamentos da formação do  Projeto Educar Pra Valer, estamos no caminho certo, vamos melhorar os resultados dos nossos alunos; ainda temos muito trabalho pela frente e mesmo com os desafios ocorridos por conta da pandemia, temos condições de  conseguir um bom desempenho no IDEB”, disse o secretário de educação Samuel Rodrigues.

Por meio de testes e questionários, o SAEB reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelo conjunto de estudantes avaliados. Esses índices estão descritos e organizados de modo crescente, em escalas de proficiência de Língua Portuguesa e de Matemática para cada uma das etapas avaliadas. As escalas funcionam como apoio para a interpretação dos resultados do SAEB – que, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono apuradas no censo escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

 Uma das mais relevantes orientações repassadas pelos consultores Joan Edesson de Oliveria e Jocelaine Rossi, foi a importância da escola preparar  um  momento descontraído   para motivar os alunos e tratar o dia da avaliação como  muito especial.

“É muito importante a mobilização dos alunos para o dia da realização das provas, pois somente as escolas que tiverem o mínimo de 80% da frequência nas provas terão divulgadas suas notas do IDEB e são esses dados que ajudam o município a avaliar como está a educação na rede”, ressalta Joan Edesson de Oliveira.

A gestora Girlene Adriano da EMEI  Ney Rodrigues  apresentou as experiências exitosas realizadas em sua unidade, que envolvem não apenas os alunos, mas beneficiam pais ou responsáveis.

 “Quero agradecer o Programa Educar Pra Valer pelas intervenções que só vêm  acrescentar em todo o trabalho pedagógico dentro da escola; visando a aprendizagem e o desempenho dos estudantes na avaliação do SAEB. Todas as intervenções são aplicadas e  nós trabalhamos de maneira unida e percebemos que onde existe a união os resultados são positivos  escola”, esclarece.

Últimas Notícias





Siga a prefeitura