• Portal da Transparência

20 de agosto de 2021

2ª Mostra de Robótica e Automação revela destaques em Timon

Após um curso de qualificação, um grupo de professores da Rede Municipal de Ensino de Timon, apresentou ao público o resultado de projetos  de  robótica e automação. Foram expostos trabalhos nas áreas de trânsito, dispensa de álcool, monitoramento de germinação de sementes, jogos eletrônicos inclusivos, abajur de ninar, robores educacionais, sistema de segurança, teclado musical arduíno, controle de entrada e saída de pessoas em banheiros, sinalização da escola para surdos, monitoramento de plantas, controle de acesso, escola automatizada, portas automáticas, sensor de estacionamento, theremin (instrumento eletromagnético) e brinquedos educativos.

“O objetivo é facilitar o trabalho do professor. Com um sensor instalado na entrada da sala de aula, é possível contabilizar quantos alunos entraram no local”, explicou a professora Luvanga Silva sobre o projeto da frequência eletrônica escolar.

Entre os visitantes não faltaram expressões de satisfação. “Você percebe que há criatividade e acredito que a robótica deve ser mais incentivada nas escolas. Meus filhos estão encantados com os trabalhos”, falou a professora Denise Soares.

Desde o ano de 2020, a cidade de Timon conta com formações em robótica e, em parceria com o Governo do Estado, conquistou duas salas com plataformas que servem para aperfeiçoar trabalhos e pesquisas na área. A professora Alda Raquel de Sousa, coordenadora do projeto, ressalta os resultados positivos alcançados por esse esforço. “A Prefeitura sempre   incentivou os professores a participar  das formações. Timon se destaca por ser a única cidade do Maranhão com formação contínua de turmas de professores de robótica”, disse.

A Secretaria Municipal de Educação acredita que todos os educadores e estudantes têm potencial para trabalhar com robótica. “Nós temos professores de história, geografia e outras áreas que podem se inscrever e desenvolver grandes projetos”, comenta o Secretário de Educação de Timon, Samuel Rodrigues.

A Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) reforçou a necessidade de investir no ensino de robótica e automação. “Nós vemos um potencial incrível entre os professores e estudantes, todos podem investir na carreira de tecnologia, porque é uma área que está em alta no mercado. Plantar essa semente faz muita diferença”, declarou o Superintendente de Inovação da SECTI, Hermano Reis.

Para o Poder Público Municipal, os resultados alcançados são motivadores. “É um prazer participar desse evento com trabalhos desenvolvidos por professores do município e do Estado. Temos certeza que os alunos vão ter acesso a esse ensino e vão poder elaborar vários projetos interessantes”, afirma o vice-prefeito, João Rodolfo.

O professor Ranildo Lopes, ministrante do curso, reconhece que Timon desponta na área da tecnologia. “Esse projeto apoiado pela prefeitura de Timon veio para ficar. Mais de trinta professores da nossa cidade e de outros municípios da região receberam certificado e estão aptos para ensinar robótica aos alunos”, pontua.

A prefeita Dinair Veloso, entusiasta do segmento, diz que novos investimentos devem acontecer. “Nós vimos esse projeto nascer. Timon é a segunda cidade do Maranhão com laboratório maker, implantado na nossa gestão enquanto secretária de educação. Ver os resultados é muito gratificante. Nossa intenção é ampliar esse beneficio para outras redes de ensino e já temos um acordo com a SECTI para recebermos mais dois laboratórios makers”, revelou a gestora.

Últimas Notícias





Siga a prefeitura