• Portal da Transparência

14 de agosto de 2021

Coordenadores do “Educar Pra Valer” discutem desafios do retorno presencial das aulas

Para além da segurança no retorno das atividades às escolas, é preciso também entender o nível de aprendizado que estão os alunos após a pandemia. Para compreender mais disso na Rede Municipal de Educação de Timon, três coordenadores estaduais do Programa ‘Educar Pra Valer’ estiveram visitando, nesta sexta-feira (13), a Secretaria de Educação do município.

O encontro serviu para dialogar sobre os desafios para o retorno gradual das atividades e avaliar o ensino no município, este ano, por meio de avaliações realizadas pela SEMED, é o que afirma Samuel Rodrigues, secretário municipal de educação.

“Aplicamos avaliações nos últimos meses para ter um diagnóstico do município. Fazer tudo isso e não discutir os resultados, não vale. É preciso olhar para os resultados e saber o que representam as metas que nós temos a partir de agora”, pontua Samuel Rodrigues.

Aurilene Marcelo, coordenadora estadual do programa no Maranhão, ressaltou como os desafios são muitos, porém devem ser trabalhados com bastante união entre todos.

“Com a vinda, hoje, encontro uma equipe reconstruída. Os desafios são muitos, porém Timon é nosso case de sucesso. Estamos aqui para ver os resultados que o município tem para apresentar e acreditamos que a união de todos vai contar bastante nesse momento. O que precisamos é lutar”, afirma Aurilene Marcelo.

Educar Pra Valer fortalecerá ensino-aprendizagem na retomada das atividades

Para Gioavanna Saraiva, coordenadora de avaliação da SEMED, a rede municipal possui uma política educacional centrada na formação, avaliação e monitoramento que é reforçada, por meio da parceria, com o programa Educar Pra Valer.

“A Rede trabalha nessa perspectiva e por isso, trouxemos para este encontro com o nosso parceiro os resultados das avaliações realizadas este ano com os alunos. Pretendemos dar evidências para as escolas, à equipe da secretaria e ao próprio parceiro que tem contribuído tanto com o processo de formação e monitoramento da Semed”, destaca Gioavanna Saraiva.

O evento, nomeado de ‘Bate papo aberto: Educar Pra Valer’, debateu os resultados e também promoveu uma atividade prática, em um segundo momento, onde os presentes foram separados em grupos para dialogar e propor ações futuras.

“Recebemos apoio técnico e pedagógico do Educar Pra Valer, mas principalmente apoio humano, especialmente neste momento. Terminamos mais esperançosos esse encontro. O que nós todos queremos é um bom retorno; todos firmes, fortes e unidos”, sublinhou Francisca Lima, coordenadora de ensino da SEMED.

Últimas Notícias





Siga a prefeitura