10 de agosto de 2021
Trabalhadores da Educação participam de capacitação com Vigilância Sanitária para retorno presencial das aulas

Gestores, supervisores e trabalhadores da Rede Municipal de Educação de Timon participaram, nesta segunda-feira (09), de capacitação com a Vigilância Sanitária visando um retorno presencial das atividades escolares com maior segurança. O encontro, realizado no Auditório Wall Ferraz, contou com a presença de 230 trabalhadores e aconteceu em dois horários, organizados por grupo, em obediência ao distanciamento social.
Darlla Juliana, diretora da Vigilância Sanitária em Timon, reforça a importância da capacitação dos trabalhadores para um retorno gradual com mais segurança.
“A vigilância sanitária tem como prioridade capacitar toda a equipe técnica das escolas municipais. Durante a capacitação, os gestores e supervisores tiveram a oportunidade de tirar dúvidas a respeito dos protocolos sanitários para um retorno seguro”, afirma Darlla Juliana.

O retorno presencial das atividades, em Timon, não significa o fim da pandemia, mas ainda há a necessidade de redobrar os cuidados preventivos.
“O retorno presencial das aulas não representa o fim da pandemia, ao contrário, ela continua e é necessário que sejam tomados todos os cuidados com mais rigor. A Educação não está sozinha, contamos com o apoio da Saúde neste momento e a capacitação foi pensada nesse sentido”, ressalta Samuel Rodrigues, secretário municipal de educação.

O gestor municipal pontua que a volta será feita levando em consideração o protocolo de retomada e, ainda, o contexto de cada uma das escolas municipais de Timon.
“Cada escola tem sua realidade, então vamos levar em consideração cada uma dessas particularidades. Cada situação tem sua logística e tudo está sendo feito com bastante cautela. Estamos conversando com todos os envolvidos: pais, alunos, gestores, Sindicato e Ministério Público”, destaca Samuel Rodrigues.
Norma Suely Viana, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Timon (SINTERPUM), enfatiza a necessidade de garantir o diálogo entre todos os atores para um retorno construído em colaboração.
“A gente tirou esse entendimento de fazer o retorno em construção com todos os atores envolvidos. É muito importante um diálogo. O professor precisa ser ouvido. Estamos aqui para debater juntos, só teremos êxito se tivermos os mesmos objetivos”, salienta Norma Viana.

Reunião presencial entre SEMED, Sindicato e Ministério Público
Buscando elaborar em parceria os protocolos de retomada presencial das atividades escolares em Timon, a Secretaria de Educação esteve mais uma vez reunida, na última sexta-feira (06), com o Sindicato dos Trabalhadores de Timon, Conselho Municipal de Educação de Timon e o Ministério Público.
A reunião realizada de forma presencial, na sede do Ministério Público, faz parte das ações que têm sido promovidas pelas Instituições, nas últimas semanas, na busca por um retorno gradual com maior segurança e construído com base no diálogo entre todos os envolvidos: gestão municipal, pais e/ou responsáveis, alunos, Sindicato e Ministério Público.


