• Portal da Transparência

22 de julho de 2021

Departamento de Ensino discute previsão do retorno das aulas presenciais em Timon

A Secretaria Municipal de Educação de Timon (SEMED), por meio do Departamento de Ensino, realizou, na quarta-feira (21), reunião para tratar sobre o protocolo para retorno das aulas presenciais na Rede Municipal de Timon.

A reabertura das escolas para os alunos será feita a partir da publicação de Decreto Municipal, pela Prefeitura de Timon, que autorize as atividades presenciais; ainda sem data uma vez que a Prefeitura segue aguardando orientações e avaliações do Comitê Gestor para medidas de enfrentamento à pandemia do Coronavírus.

Para estudar o retorno das atividades nas escolas do município, atendendo às orientações definidas pelas autoridades sanitárias, com a garantia da segurança dos alunos, professores, gestores e trabalhadores da Educação, é que a SEMED tem realizado reuniões entre os departamentos para desenvolver um protocolo, é o que afirma o secretário de educação, Samuel Rodrigues.

“A reabertura requer um planejamento específico e cuidadoso a fim de garantir o retorno gradual dos alunos ao ambiente escolar. É preciso levar sempre em conta a manutenção de todas as orientações de segurança, assim precisamos pensar juntos para compor o protocolo que será seguido”, pontua Samuel Rodrigues.

Francisca Lima, diretora do Departamento de Ensino da SEMED, reitera que a retomada das aulas presenciais deverá acontecer com o estrito cumprimento do protocolo em todas as escolas do município.

“Na manhã de quarta-feira, os coordenadores estiveram reunidos para dar continuidade ao planejamento e construção do protocolo de retomada das aulas na Rede Municipal de Timon para o mês de agosto. Vale ressaltar que tudo está sendo planejado de acordo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS)”, afirma Francisca Lima.

Algumas medidas do Protocolo nas escolas

Escalonamento dos horários de entrada e saída dos alunos de modo a não gerar aglomeração;

Permanência do aluno na escola no máximo quatro horas;

Organização das salas de aula para distanciamento dos alunos e professores, de maneira que as cadeiras fiquem separadas, no mínimo, um metro (1m) de distância;

Divisão das turmas de alunos pela quantidade que cabem em cada sala de aula, seguindo o distanciamento necessário;

Suspensão de atividades em grupo;

Manter a distância mínima de um metro (1m) entre as pessoas tanto nas salas de aula como nas áreas externas.

Últimas Notícias





Siga a prefeitura