15 de julho de 2021
Curso de Libras Básico é ofertado aos profissionais, pais e alunos da Rede Municipal de Timon

A Secretaria Municipal de Educação de Timon (SEMED) concluiu, na segunda-feira (12), curso on-line de Libras Básico na Escola Bilíngue EMEF Urbano de Sousa Martins. Voltada para os profissionais, familiares e alunos, a formação foi realizada de maio a julho e buscou melhorar a comunicação, ensino e aprendizagem dos alunos com deficiência auditiva ou surdez.
Vilma Pinheiro, gestora da EMEF Urbano Martins, explica que após a realização da primeira turma, a expectativa é promover um novo curso ainda este ano.
“Neste primeiro momento priorizou-se a comunidade escolar, alunos, professores e funcionários das EMEFS Edgard Salcher e Ebenézer. No encerramento foi anunciado que no segundo semestre será oferecido o Curso Regular para os demais interessados; ainda em estudo se no formato presencial ou remoto”, frisa Vilma Pinheiro.
Para Flávia Diniz, intérprete em Timon e uma das formadoras no curso, a proposta de educação bilíngue na rede municipal torna possível desenvolver as duas línguas no contexto escolar.
“Tornar presente as duas línguas é discutir sobre a educação de surdos e isso implica discutir também a inclusão escolar, estratégias, adaptações físicas e atitudinais. Apresentar isso de uma maneira leve e possível de ser alcançada foi uma das metas para as formações e o Curso Básico”, afirma Flávia Diniz.
Como umas das responsáveis pela formação, Flávia Diniz descreve como foi organizada a metodologia deste primeiro curso básico; dividido entre reflexões sobre a educação de alunos surdos e aulas de Libras no segundo momento.
“Um encontro era para apresentar informações sobre cultura e identidade Surda e a necessidade de aulas e atividades acessíveis para os alunos surdos e no encontro da semana seguinte os professores tinham aulas de Libras para que pudessem aprender a se comunicar com os alunos surdos da escola”, destaca a intérprete.
Parcerias fortalecem Educação Inclusiva em Timon
Andreia Viana, coordenadora de Educação Inclusiva em Timon, destaca como foi significativo para o conteúdo programático da formação também estabelecer parcerias com outras instituições.
“Realizamos uma formação com os professores que atuam no Atendimento Educacional Especializado (AEE) em parceria com a Faculdade IESM de Timon com a palestrante Nayanna Abreu que trabalhou, entre outras coisas, as atribuições do Profissional de AEE”, afirma Andreia Viana.
Para a coordenadora, a formação oportunizou discutir estratégias para melhorar a comunicação e aprendizagem dos alunos; inclusive já considerando a possibilidade de retorno das aulas presenciais.
“Na palestra a Nayanna enfatizou a importância do profissional do AEE no desenvolvimento da criança com deficiência e durante o curso também tratamos sobre o AEE remoto e possível retorno presencial ,por meio de recursos adaptados para o ensino da criança com necessidade educacional específica”, pontua Andreia Viana.


