1 de julho de 2021
Conectando Saberes apresenta resultados da Pesquisa Vozes Docentes à Rede Municipal de Educação

A Rede Conectando Saberes, núcleo Timon, em parceria com a Fundação Lemann e a Secretária Municipal de Educação (SEMED) realizou, nesta quinta-feira (01), o evento ‘Timon Vozes Docentes’.
Com o objetivo de apresentar o resultado da pesquisa realizada com os professores da Rede Municipal de Timon, no primeiro semestre deste ano, o evento contou com a participação do secretário municipal, Samuel Rodrigues, de gestores e professores escolares, coordenadoras da SEMED, além da equipe do Conectando Saberes; e foi realizado no auditório da Fundação Wall Ferraz.
Na abertura do evento, Samuel Rodrigues, secretário de educação, elogiou o trabalho realizado, em Timon, e destacou os benefícios da tecnologia na rede municipal de educação.
“Parabenizo à Rede pela pesquisa realizada com nossos docentes e todo o trabalho desempenhado até o momento. A gente também tem buscado ouvir nossos professores. Com a pandemia, a parte tecnológica avançou e conseguimos ficar mais conectados”, afirma o secretário de educação.

Fernando Lopes, representante do Conectando Saberes, sublinha como a participação de todos contribui diretamente com a melhoria da qualidade do ensino.
“A participação de todos e todas é muito importante, pois apenas assim seremos capazes de construir a perspectiva de uma Educação de qualidade. A nossa intenção, hoje, não é cobrar, mas dialogar. Queremos pensar e construir juntos no mesmo passo”, pontua Fernando Lopes.

Pesquisa Vozes Docente
A pesquisa feita com os professores da Rede Municipal de Educação de Timon ocorreu ao longo de 15 encontros on-line, nos primeiros meses deste ano, e buscou analisar, entre outros pontos, o trabalho e a readaptação das escolas diante da realidade remota, imposta pela pandemia. O formulário continha 24 perguntas e foram recebidas mais de 162 respostas.
Maria José, professora no Projeto Educativo Mãos Dadas, participou do evento representando os demais professores de Timon e foi reconhecida por ser também cordelista.
“A leitura sempre esteve presente na minha vida, por meio de portas que foram se abrindo, desde o dia que nasci. É com o cordel que venho integrar os saberes hoje e meu sonho de escrever cordel pode parecer pequeno para os outros, mas muito me orgulha”, frisa Maria José.
Na oportunidade, foi entregue ao secretário, Samuel Rodrigues, o relatório com os resultados da pesquisa com destaque para os eixos prioritários apontados pelos professores da rede, assim como propostas de ações para cada um dos eixos. Durante a solenidade, a Secretaria Municipal de Educação também reafirmou a continuidade da parceria exitosa com a Rede.
A Rede Conectando Saberes tem como propósito reunir educadores para participar da elaboração de políticas públicas, bem como promover o compartilhamento de boas práticas entre os professores de forma a propor ações que fortaleçam a rede de educação no Brasil.