16 de junho de 2021
Prefeitura entrega material do ‘Educar Pra Valer’ aos alunos matriculados na rede municipal
A Prefeitura de Timon, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), iniciou, esta semana, a distribuição do material didático do ‘Programa Educar Pra Valer’ aos alunos do 1º ao 5º ano das escolas municipais. Nesta quarta-feira (16), a prefeita Dinair Veloso participou, na EMEF Luís Miguel Budaruiche, de solenidade de entrega dos cadernos aos pais e alunos. A ação beneficiará mais de 12000 estudantes matriculados nas 133 escolas, da zona urbana e rural, contempladas pelo programa.
“Timon é uma das 50 cidades do Brasil que aderiu a esse programa. Ficamos muito felizes com o avanço dos nossos alunos na leitura e na escrita. Nosso esforço é para alfabetizar na idade certa, como prefeita eu não poderia deixar de dar continuidade a esse programa. Nossa cidade se tornou referência no estado do Maranhão”, disse a prefeita Dinair.

Samuel Rodrigues, secretário municipal de educação de Timon, ressalta a relevância do ‘Programa Educar Pra Valer’ na padronização da metodologia usada pelas escolas da rede pública municipal.
“É importante dizer que por meio da parceria com o programa, conseguimos entregar o mesmo material aos alunos tanto da zona urbana quanto da zona rural, quer dizer, o material que os alunos estão usando na sala de aula é o mesmo em todas as escolas. Existe essa sistematização do ensino-aprendizado”, afirma secretário Samuel.

Para Francisca Lima, Diretora do Departamento de Ensino da SEMED, o material disponibilizado colabora não apenas com o aprendizado do aluno, mas também com toda a equipe gestora por conta das formações que também são realizadas por meio do Programa.
“Esse material é de extrema importância dentro do ‘Educar Pra Valer’ porque através dos livros que os alunos recebem; todos os professores, coordenadores pedagógicos, gestores escolares e coordenadoras da Secretaria recebem também formações sobre como trabalhar esse material de forma que o município possa realizar um trabalho em rede”, pontua Francisca Lima.

Mesmo estando em pandemia, a Secretaria de Educação seguiu, desde 2020, com a parceria firmada ofertando aos alunos todo o aparato assegurado pelo programa por meio de recursos próprios da Semed, reconhece Francisca Lima. Esta semana foi entregue mais de 34 mil cadernos às escolas.
“O programa, mesmo no contexto do Coronavírus, vem prestando essa assessoria gratuita ao município, desde 2019. O material anual do aluno é composto por oito cadernos bem estruturados organizado pela consultoria LYCEUM que fornece o material pedagógico em PDF e o município, com recursos próprios, faz toda a reprodução”, destaca a Diretora do Departamento de Ensino da SEMED.
Logística de distribuição na SEMED
Desde segunda-feira (14), a Secretaria de Educação tem realizado a entrega dos cadernos do programa aos Gestores Escolares, que são encarregados por levar e distribuir aos pais e/ou responsáveis nas escolas. A distribuição foi organizada pela equipe da Semed atendendo a todos os protocolos sanitários.
“Durante toda a semana nos recebemos os materiais pedagógicos do Programa e à medida que chega à Secretaria vamos separando para entregar aos gestores. Depois disso, eles são os responsáveis pela distribuição dentro das escolas”, esclarece Cristiane Amorim, coordenadora de formação da secretaria municipal.

