• Portal da Transparência

14 de junho de 2021

Educar Pra Valer: professores participam de formação visando sistema híbrido em Timon

Nesta última semana, os professores do 1º ao 5º ano da Rede Municipal de Educação de Timon, participaram das formações do Programa Educar Pra Valer. Os encontros, realizados por meio da parceria do município com o programa, contemplam cerca de 450 professores e têm trabalhado estratégias de ensino-aprendizagem voltadas para o ensino híbrido em Timon.

Cristiane Amorim, coordenadora de formação da secretaria municipal, explica que as formações estão voltadas para o trabalho realizado pelo professor e que, este ano, obedecem também a um currículo prioritário.

“As formações levam em conta o trabalho do professor no dia a dia, da sala de aula. A proposta curricular deles está consoante com a Base Curricular (BNCC) e com as matrizes de referência das avaliações de larga escala do Ministério da Educação (SAEB). Esse ano eles estão trabalhando em cima de um currículo prioritário”, afirma Cristiane Amorim.

O currículo foi pensando dessa forma pelo Programa, segundo esclarece a professora Cristiane Amorim, para retomar as habilidades escolares dos alunos que não puderam ser trabalhadas efetivamente, em 2020, por conta da suspensão presencial das atividades nas escolas.

“O currículo prioritário visa à recuperação de habilidades que os alunos não consolidaram, no ano passado, por conta da pandemia, quando houve a suspensão das aulas presenciais. Eles estão trabalhando pensando em garantir a aprendizagem dos alunos”, ressalta Cristiane Amorim.

A coordenadora de formação pontua ainda que os professores do 6º ao 9º ano da rede municipal de Timon também participam de formações continuadas realizadas pela equipe de formadores da SEMED.

“Os professores dos componentes de Língua Portuguesa e Matemática, do 6º ao 9 ano, também recebem formação, mas neste caso é feita pela própria equipe escolar da SEMED, com os formadores da Secretaria”, explica Cristiane Amorim.

Para Samuel Rodrigues, secretário municipal de educação, as formações servem também para aprimorar as competências dos professores para trabalhar com o sistema híbrido de ensino em Timon.

“Nossa expectativa é retornar as aulas presenciais no sistema híbrido ainda no segundo semestre deste ano, assim que for possível e as formações continuadas do Educar Pra Valer colaboram com estratégias que contemplam tanto as aulas presenciais quanto as remotas. Dessa forma ,colaboram também com o dia a dia dos professores para o ensino híbrido”, aponta o secretário Samuel Rodrigues.

Sistema híbrido de ensino em Timon

Visando ações para a implantação do sistema híbrido na Rede Municipal de Educação de Timon, a Secretaria de Educação iniciou, também ao longo da última semana, a entrega de materiais para as escolas municipais. Foram fornecidos borrifadores e porta álcool aos gestores escolares da zona Urbana.

“Aos poucos estamos adotando as medidas para o cumprimento do protocolo sanitário de prevenção ao Coronavírus. Foi feita uma logística de entrega dos materiais, como porta álcool, que serão disponibilizados em todas as escolas. Começamos, inicialmente, pelas escolas da zona Urbana, mas toda a rede municipal será contemplada”, pontua Samuel Rodrigues.

Últimas Notícias





Siga a prefeitura