10 de maio de 2021
Secretaria de Educação esclarece dúvidas sobre obrigações sociais dos gestores

A Secretaria Municipal de Educação de Timon (SEMED) realizou, na manhã desta segunda-feira (10), um segundo encontro com os gestores escolares para dialogar sobre as obrigações sociais das escolas municipais. A primeira reunião foi realizada na última sexta-feira (07) e, obedecendo aos protocolos de segurança, os responsáveis estiveram reunidos presencialmente no Auditório do Centro de Treinamento professor Wall Ferraz.
Maria Iris Parente, servidora da Semed e coordenadora do programa ‘Dinheiro Direto na Escola’, explica a urgência do encontro presencial respeitando todas as medidas sanitárias dos decretos municipais.
“O assunto é o mesmo, mas dividimos os gestores para evitar aglomeração. Foi necessário o encontro presencial porque, ao final das reuniões, já foram tomadas algumas primeiras providências como a coleta de assinaturas para fazer as declarações das obrigações sociais como o eSocial, por exemplo”, esclarece Iris Parente.
Para Gardênia Novaes, gestora no EMEF Santa Joana D’Arc, o encontro serviu para esclarecer as principais dúvidas e os prazos que devem ser observados no envio das declarações.
“Tratamos hoje de esclarecer principalmente os prazos de obrigatoriedade de apresentação de declarações e demonstrativos com certificação digital para evitarmos a geração de multa. Vejo que o maior resultado desses encontros é o fortalecimento dos Conselhos Escolares”, afirma Gardênia Novaes.
Samuel Rodrigues, titular da Secretaria Municipal de Educação de Timon, ressalta que a Semed está à disposição dos gestores para atender as dúvidas que venham a surgir ao longo do processo.
“Pensamos as reuniões como um primeiro momento para a apresentação das informações gerais sobre a importância das declarações e os prazos estabelecidos para o envio dos dados. Deixamos claro que a Secretaria está disponível, a qualquer tempo, para suprir qualquer insegurança e que os gestores podem e devem nos procurar para que tudo corra bem”, ressaltou o secretário.

