26 de março de 2021
Professores da Rede Municipal de Timon buscam caminhos para ajudar os alunos na pandemia

“É bem desafiador, mas não estamos sozinhos. Nos sentimos realmente trabalhando em grupo”, reconhece professora Carmem Lúcia
Com a pandemia, muitas práticas sociais e de convivência foram alteradas. O processo de ensino aprendizagem também sofreu grandes mudanças e as escolas passaram a adotar as aulas remotas para o cumprimento das atividades e do calendário letivo. Em Timon, a rede municipal de educação, atendendo às recomendações sanitárias, adotou as aulas remotas e os professores seguem buscando meios que auxiliem nesse processo.
Para Carmem Lúcia Cardoso, professora da EMEF Padre Fábio, a formação continuada do Programa Educar Pra Valer, por exemplo, ajuda bastante no processo de planejamento e avaliação das atividades nesse contexto.
“Posso dizer que a formação continuada é um momento que nos permite mesmo a distância, estar juntos avaliando as ações e trocando experiências. A partir da análise dos resultados alcançados ou daquilo que ainda não conseguimos alcançar, conseguimos, na formação, fazer uma reavaliação de tudo isso e traçar novas propostas, por isso é tão importante para todos nós que estamos envolvidos nesse processo ensino aprendizagem da rede municipal de Timon”.
No município de Timon, as formações continuadas para a rede municipal de educação acontecem desde 2016. Com o Educar Pra Valer, implementado em 2019, houve o fortalecimento das ações que buscam desenvolver métodos que colaborem com aprendizado dos alunos. O Educar Pra Valer é um programa da Associação Bem Comum, uma organização sem fins lucrativos, em parceria com a Fundação Lemann. O objetivo é prestar, de forma gratuita, cooperação técnica aos municípios brasileiros com a finalidade de apoiá-los na implantação de boas práticas de gestão.

Ingryd Melo, professora do EMEF Tia Maria Luiza Moura, destaca as formações como um momento fundamental para a troca de experiência entre os professores e formadores.
“Diante do atual momento, as formações se tornam ainda mais essenciais, pois além de todo o conteúdo repassado pelos formadores é um espaço onde conseguimos trocar informações, experiências e conhecimentos com os nossos pares nos ajudando assim a melhorar nossa didática e a alcançar nosso maior objetivo que uma aprendizagem de qualidade aos nossos alunos”.
O Programa Educar Pra Valer para Edna Sousa, formadora do 2º e 3º ano, é importante para o fechamento do ciclo de aprendizagem porque, através dos encontros online, os professores aprendem estratégias que engrandecem o trabalho nas salas virtuais.
“Os nossos professores têm realizado um trabalho belíssimo, mesmo nesse período de pandemia, reinventando-se e buscando suporte nas novas tecnologias para que assim, nosso aluno seja assistido. O Programa Educar pra Valer vem nos dando todo o suporte, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), que e tem sido de grande valia para toda a Rede”.