5 de junho de 2020
Alunos da rede municipal de ensino podem solicitar atendimento psicológico on-line

Os estudantes da rede municipal de educação e seus familiares que se sentirem angustiados e com sintomas de ansiedade, por conta da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) e que no momento estão tendo a necessidade de um apoio emocional e preventivo, poderão buscar ajuda especializada gratuita.
O Núcleo de Apoio ao Estudante (NAE) da secretaria municipal de Educação (Semed) está disponibilizando um atendimento on-line de segunda a sexta-feira das 8h às 12h. O atendimento está sendo realizado por três assistentes sociais e uma psicóloga do NAE.
“Nossa proposta é conversar e orientar os alunos e seus familiares de modo que eles consigam lidar melhor com a ansiedade, a angústia, o medo, o desconforto do isolamento social e os conflitos eminentes da convivência. E que através dessas conversas eles possam melhorar a forma de reagir a essas problemáticas. Além de encaminharmos ao Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) os casos que necessitarem outro tipo de atendimento”, explica Eliane Gomes, coordenadora do NAE.
Para solicitar o atendimento, os pais ou responsáveis devem entrar em contato com a escola do aluno, que encaminhará as solicitações para os profissionais do NAE. Os atendimentos serão realizados de forma on-line, por intermédio de aplicativos de conversa.
“Assim, os profissionais do NAE irão realizar os atendimentos, no qual preencherão uma ficha de anamnese com os dados da família e as queixas e problemas enfrentados durante esse momento para que tenhamos o controle de quantas crianças, adolescentes e familiares necessitarão desse apoio. Além disso, teremos o conhecimento das áreas do município mais vulneráveis quanto a essa problemática”, ressalta Eliane Gomes.