• Portal da Transparência

18 de maio de 2020

Aulas da rede municipal e privada continuam suspensas em Timon

Um novo decreto da Prefeitura Municipal de Timon mantém suspensas as aulas presenciais da rede municipal e o transporte escolar de alunos. A suspensão também vale para as escolas de ensino privado, bem como para as instituições de ensino superior privadas no município. A suspensão faz parte das medidas para enfrentamento da emergência em saúde pública decorrente do Coronavírus (Covid-19).

De acordo com o decreto 0129, de 14 de maio de 2020, o novo prazo para a suspensão das aulas será do dia 16 até o dia 31 de maio de 2020, podendo ser alterado, e até mesmo prorrogado, a partir de nova avaliação, consideradas as orientações dos profissionais de saúde.

“O novo decreto leva em consideração o crescimento diário do número de casos e óbitos em todo o território nacional, sobretudo, no Maranhão e no Piauí. De forma que o prefeito Luciano Leitoa não considera que este seja o momento para flexibilização de qualquer atividade que não tenha caráter essencial, sem devido estudo científico que justifique. Nesse sentido, a manutenção da suspensão das aulas nas escolas é mais uma alternativa de frear o contágio, pois, apesar de as crianças não fazerem parte do grupo de risco, optou-se pela medida para que os alunos não disseminem em casa, entre seus familiares, o vírus da Covid-19”, esclarece a secretária municipal de Educação, Dinair Veloso.

Dinair Veloso ainda esclarece que, apesar de o decreto autorizar as atividades curriculares não presencias com uso tecnológico para o cumprimento do calendário escolar, a Secretaria Municipal de Educação entende que nem todos os alunos da rede possuem acesso à internet, por isso as atividades pedagógicas que estão sendo disponibilizadas de forma digital são mais voltadas para que os alunos não fiquem parados e mantenham uma rotina de estudo. Nesse sentido, o calendário da rede municipal de Educação será refeito quando houver uma data de retorno para as atividades presenciais.

“As escolas estão ofertando atividades pedagógicas de forma on-line e para aqueles alunos que não contam com acesso à internet está sendo produzindo material impresso, sobretudo para os estudantes da zona rural. As atividades on-line estão sendo enviadas por aplicativos de mensagens e a própria Semed disponibilizou a plataforma:

http://www.timon.ma.gov.br/semed/estudeemcasa, que dispõe de atividades para os alunos do Ensino Infantil e Ensino Fundamental”, destaca a secretária de Educação.

Últimas Notícias





Siga a prefeitura