16 de maio de 2020

Parceria entre Prefeitura de Timon com Governo do Estado possibilita produção de protetores faciais para profissionais de saúde.

Um grupo de alunos do Colégio Militar Tiradentes V, juntamente com Policiais Militares, e professores estão produzindo protetores faciais tipo face Shield que serão doados para os profissionais de saúde de Timon que atuam na linha de frente no combate à Covid-19. Até o momento, já foram produzidos 80 protetores e a previsão é que em 15 dias outros 80 estejam prontos.

O protetor facial é um equipamento de proteção individual e sua principal vantagem é que ele é reutilizável e evita o contato com gotículas, salivas e fluídos nasais que possam atingir o rosto, o nariz, a boca e os olhos dos profissionais de saúde.

A fabricação desses equipamentos de proteção só está sendo possível devido ao Laboratório Maker, inaugurado no início deste ano no Colégio Militar Tiradentes V. O laboratório foi criado a partir da iniciativa do prefeito de Timon, Luciano Leitoa, que solicitou junto à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação ( SECTI) a implantação do Laboratório na instituição de ensino.

“ Fico muito feliz em saber que o laboratório tem proporcionado que os alunos possam desenvolver ações tão importantes. Esse foi o objetivo desde o início e isso gera neles motivação e o sentimento de ser útil ao próximo. Parabéns aos alunos e ao diretor Tenente Coronel Sousa, que tão bem conduz essa escola e o laboratório, com responsabilidade e amor por aquilo que faz”. Ressaltou o prefeito.

No local, alunos e professores da rede pública de Educação podem realizar cursos na área da tecnologia e da robótica. “O Laboratório Maker dispõe de uma impressora 3D que nos permite imprimir a tiara com filamento e depois fazemos o corte do acetato de forma manual, obedecendo a medidas padrões e dentro das normas de segurança e de saúde”, relata o diretor da escola Militar de Timon, Tenente Coronel Sousa.

Os alunos que estão participando da confecção dos protetores fazem parte do Pelotão de Elite do Colégio. “Eles fazem parte de um grupo de alunos que participam de treinamentos aos finais de semana e que estão sempre à frente ou apoiando os projetos sociais da escola”, explica .