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13 de maio de 2020

Plataforma on-line e atividades impressas são utilizadas para que alunos mantenham rotina de estudos

 

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) tem buscado incentivar os alunos da rede a manterem uma rotina de estudos durante esse período de distanciamento social. Estão sendo oferecidas atividades pedagógicas de forma on-line e para aqueles alunos que não contam com acesso à internet, as escolas estão produzindo material impresso, sobretudo para os estudantes da Zona Rural. “Esse não é um momento de férias escolares, tão pouco de fornecer novos conteúdos para os alunos. O que a Semed tem procurado é incentivar os estudantes a manterem atividades e fazerem revisões de conteúdos já ministrados para que não sintam tanta dificuldade quando as aulas retornarem”, relata a secretária municipal de Educação, Dinair Veloso.

Para os estudantes que podem contar com acesso à internet, além das atividades enviadas pelos professores por aplicativos de mensagens, como o whatsapp, a Semed disponibilizou a plataforma: http://www.timon.ma.gov.br/semed/estudeemcasa/, que fornecerá semanalmente atividades para os alunos do ensino Infantil e ensino Fundamental.

Já para aqueles alunos que não tem acesso à internet, as escolas da rede municipal estão buscando outras alternativas. Algumas estão disponibilizando material impresso para que os pais possam pegar na própria escola, com dias e horários agendados para evitar superlotação. E para aqueles que moram na Zona Rural, os diretores e professores estão tendo que ir até a casa dos estudantes.

Na semana passada, por exemplo, a equipe da Semed visitou os estudantes da EMEF Zelina Assunção Silva (polo Cão Açu), sendo oitos alunos do 6° ao 9° ano do ensino Fundamental da localidade Pedras; três da localidade Calunga, dois da localidade Barra das Caraíbas; e três da localidade Canto da Onça. Também foram beneficiados os alunos da EMEF José Alves Galiza. “Essas são localidades de difícil acesso, mas que os alunos também não podem ficar sem receber o apoio da Semed. Por isso, estamos traçando estratégias para que todos tenham acesso às atividades pedagógicas. A importância dessa ação é percebida com a receptividade dos alunos e de seus pais”, ressalta Dinair Veloso.

A secretária ainda lembra que esse incentivo também deve partir dos pais ou responsáveis. “Eles podem pedir que os estudantes tirem um momento do seu dia para realizar atividades diversas, como leituras, prática de exercícios ou até mesmo revisão de assuntos que eles tenham mais dificuldade”, afirma.

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