• Portal da Transparência

12 de março de 2020

Programa visa reduzir distorção idade/série nas escolas da rede municipal

Quatro escolas da rede municipal de ensino de Timon estão implementando um programa para correção idade/série dos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. O programa municipal está apoiado na estratégia “Trajetórias de sucesso escolar”, do Selo Unicef, que visa contribuir com as escolas públicas na definição, implementação e avaliação de políticas e ações de superação do fracasso escolar e enfrentamento da distorção idade/série.

Inicialmente o programa será realizado na EMEF Ney Rodrigues, EMEF Luís Miguel Budaruiche, EMEF Benedito Silvestre e EMEF José Sarney – escolas da rede municipal que possuem a maior distorção idade/série. São considerados nesta situação os estudantes que possuem dois ou mais anos de atraso escolar.

“Nossa proposta é recolocar o aluno com distorção idade/série no fluxo correto para que ele possa voltar a conviver com seus pares e não passe para o ensino médio apresentando esse problema”, explica a articuladora do selo em Timon, Alexandra Morais. Ela ainda lembra que as causas dessa distorção são a reprovação e o abandono escolar.

Dentro dessa proposta, as equipes de gestores das escolas e os coordenadores setoriais se reuniram nesta quinta-feira (12) na secretaria municipal de Educação (Semed) para definir os detalhes da implantação do programa, que tem quatro fases: diagnóstico, planejamento, execução e adesão dos alunos e familiares. “A metodologia do Unicef estimula e orienta para a construção de currículos específicos que envolvam a participação de professores (as), estudantes e seus pais na sua elaboração para que eles se sintam inseridos”, ressalta Alexandra.

Além de aulas de reforço no contraturno, os estudantes ainda devem participar de atividades extras para ampliar sua jornada escolar e aumentar o seu interesse pela escola.

Últimas Notícias





Siga a prefeitura