• Portal da Transparência

17 de fevereiro de 2020

Abertura do ano letivo é marcada por início das atividades na 1ª escola Bilíngue de Timon

Os cerca de 32 mil alunos das 160 escolas da rede municipal de Educação começaram nesta segunda-feira (17) o primeiro dia de aula de 2020. A abertura oficial do ano letivo de Timon foi realizada na EMEF Urbano Martins, a primeira escola bilíngue para a inserção da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).

“É com muita satisfação que abro o ano letivo da rede municipal de Timon na EMEF Urbano Martins. Esse é um projeto piloto que vai garantir para os alunos surdos o direito a uma educação de qualidade, como todas as nossas crianças e jovens merecem”, afirma a secretária municipal de Educação (Semed), Dinair Veloso.

Para marcar essa nova fase da escola, os professores interpretaram para os alunos uma música em Libras. Para que isso fosse possível, os docentes, vigias, merendeiras e o núcleo gestor passaram por uma capacitação básica de Libras.

A escola também foi adaptada para receber os estudantes. Já na entrada, é possível ver todo o alfabeto em Libras. O mesmo ocorre nas salas de aula, que ainda ganharam uma luz adaptada, que funcionará como campainha para os alunos surdos. “Na escola, os momentos de entrada, saída, do recreio e da troca de professores em sala é marcada por uma música. E para atender à necessidade dos alunos surdos, foram colocadas nas salas estas lâmpadas, que vão marcar para eles estes momentos”, explica a diretora da escola, Vilma Pinheiro.

Em todas as salas de aula com alunos surdos, além do professor, eles contarão também com o auxílio de um intérprete. A secretária ainda lembra que este momento é importante não apenas para os alunos surdos, mas para todos. “Todos dessa escola vão aprender essa, que é no Brasil, a nossa segunda língua”.

Como parte das atividades de abertura do ano letivo, Dinair Veloso e a equipe da Semed também visitaram a creche Jackson Lago (Cidade Nova). Em Timon, desde 2019, são 13 creches, sendo nove construídas e quatro reformadas.

Últimas Notícias





Siga a prefeitura