13 de fevereiro de 2020
Educar pra Valer ajuda a melhorar a qualidade do ensino da rede municipal

A educação municipal de Timon tem investido cada vez mais na qualidade do ensino oferecido nas escolas da rede, tanto que desde o ano passado o programa Educar pra Valer está sendo desenvolvido para os alunos do 2º e do 5º ano do ensino Fundamental. Para 2020, a novidade é que o prefeito Luciano Leitoa ampliou o número de estudantes beneficiados, fazendo adesão também do 1º ano do ensino Fundamental ao programa.
Em 2019 foram beneficiados 5.195 alunos do 2º e do 5º ano do ensino Fundamental, que receberam material didático específico das disciplinas de Língua Portuguesa e de Matemática, adquirido através de recursos da Prefeitura Municipal de Timon e da Secretaria Municipal de educação (Semed). Para avaliar o andamento do programa, os alunos realizam, durante o ano letivo, três provas, sendo uma diagnóstica, uma somativa e uma final.
De acordo com os dados da última avaliação de Língua Portuguesa, ocorreu um avanço no desempenho dos estudantes. “Já percebemos um excelente desempenho dos nossos alunos para o primeiro ano de implantação do programa. Isso demonstra que estamos conseguindo alfabetizar nossos estudantes na idade certa. Agora, é fazer com que esse aprendizado seja cada vez melhor”, afirma a secretária de Educação, Dinair Veloso.
Para a coordenadora de Formação Continuada da Semed, Francisca Lima, “as avaliações são importantes para acompanharmos o nível de aprendizado dos estudantes e quais dificuldades eles ainda estão apresentando. Com isso, conseguimos realizar as intervenções necessárias para melhorar suas habilidades e fazer com que o aprendizado seja realmente efetivo”, esclarece.
Além dos estudantes em 2019, 166 professores e 250 gestores escolares participaram de formações continuadas e assessoria técnica e pedagógica, tudo voltado para melhorar o ensino/aprendizado. Durante as formações, que continuarão no decorrer todo este ano, os professores recebem orientações sobre rotinas e dinâmicas para incentivar uma maior participação das crianças nas atividades em sala de aula. Para o estudo da língua portuguesa, eles aprendem novas metodologias para melhorar a fluência e a compreensão dos textos dos estudantes. Já para a matemática, são abordadas as habilidades em resolver cálculos e problemas.
O Programa Educar Pra Valer faz parte da ONG Associação Bem Comum, financiada pela Fundação Lemann, cuja missão é o de apoiar gratuitamente municípios brasileiros para que eles possam melhorar a qualidade da educação.