10 de fevereiro de 2020
Professores e servidores da Urbano Martins se capacitam para receberem alunos surdos

Os professores, vigias, merendeiras e a equipe administrativa da EMEF Urbano Martins estão participando, durante toda esta semana, de curso básico da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para poderem receber de forma inclusiva os novos alunos da instituição. A Urbano Martins é a primeira escola bilíngue em Timon para a inserção da Libras.
Serão 60h/aula, de aulas teóricas e práticas, permitindo que todos possam se comunicar de forma adequada com os alunos surdos. “Com o curso, os professores e demais funcionários da Urbano Martins poderão romper as barreiras da comunicação e poderão realizar uma verdadeira socialização na escola”, explica Leda Alves, coordenadora de Educação Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação.

A professora Maria do Socorro explica que teve um aluno surdo em sala de aula e que no começo teve muita dificuldade, mas que no final do ano já sabia um pouco de Libras, mas agora, com o curso, qualquer muro será, de fato, derrubado. “Será muito bom entrar em sala de aula já preparada para acolher a todos os alunos da mesma forma. Minha intenção agora é aprender cada vez mais a Libras”, afirma.
Para este primeiro ano da nova etapa da escola, a Urbano Martins está oferecendo 25 vagas para alunos surdos, distribuídas entre o 3º e 8º ano do Ensino Fundamental, no turno da tarde. As aulas da rede municipal de Educação estão previstas para iniciarem no dia 17 de fevereiro.
