12 de dezembro de 2019
Ensino/aprendizado dos alunos do 2º período do Ensino Infantil são avaliados

Mais de 1.800 alunos do 2º período da educação infantil realizaram durante dois dias as provas do Sistema de Avaliação Municipal da Educação de Timon (Samet). Os alunos estão distribuídos por 52 escolas e 84 turmas, incluindo as creches, tanto da zona rural quanto urbana do município.
Na quarta-feira (11), os alunos fizeram provas de leitura e nessa quinta-feira (12), de habilidades de escrita. Cada prova teve duas horas de duração. Realizaram a avaliação todas as escolas do município com turmas do 2º período da educação infantil com mais de dez alunos em sala.
As provas são para definir o Índice de Desenvolvimento da educação de Timon (IDET), que é o parâmetro para avaliar a séries que não participam do IDEB, neste caso: a educação infantil. O IDET é utilizado para definir um dos critérios do Prêmio Educa Timon.

As avaliações ainda são importantes para fazer um diagnóstico final de como está o ensino/aprendizado das crianças nesta primeira fase escolar. “Com esse diagnóstico, avaliamos como os alunos estão chegando ao 1º ano do Ensino Fundamental e podemos fazer as mudanças necessárias para melhorar o processo de ensino/aprendizado da educação infantil da rede municipal de educação”, analisa a secretária municipal de Educação, Dinair Veloso.
No final deste semestre, alunos de outras séries também passaram por avaliação. Cerca de 2.700 estudantes do 2º ano realizaram provas do Sistema de Avaliação Educar Pra Valer (SAEV) e cerca de 4.500 alunos do 5º e do 9º ano do Ensino Fundamental fizeram as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).