11 de dezembro de 2019
Professores e estudantes da rede municipal buscam soluções tecnológicas para problemas locais

Disseminar a cultura da inovação e o uso de tecnologias digitais e da robótica para construir soluções para problemas locais é o objetivo da Maratoninha Maker, que está na sua segunda edição em Timon. Dessa vez, 13 professores de seis escolas da rede municipal e 54 alunos participaram das atividades. O evento foi realizado durante dois dias: no primeiro (10/12), os professores foram capacitados na escola Nazaré Rodrigues e no segundo (11/12), os professores repassaram seus conhecimentos para os estudantes no Colégio Militar Tiradentes V. Na ocasião, os alunos e professores, tanto da primeira edição quanto da segunda, receberam suas certificações.


Timon foi escolhido como o primeiro município fora da capital, São Luís, a receber o programa. “Timon recebeu o projeto piloto por possuir as condições ideais dentro das escolas, além de termos tido todo o apoio da Prefeitura e da Secretaria Municipal de Educação”, destaca Mikael Ferreira, trainer de gestão pública da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação do Maranhão.


Para a secretária de Educação, Dinair Veloso, Timon receber o projeto piloto é um reconhecimento de todos os investimentos que estão sendo realizados na área da educação municipal. “Ficamos muito felizes em saber que o Governo do Estado acredita no potencial da nossa cidade e da nossa educação. Em Timon, estamos fazendo as coisas acontecerem e a educação é uma das prioridades da gestão municipal”, afirma a secretária Dinair Veloso, revelando ainda que Timon receberá seu primeiro laboratório de robótica em janeiro de 2020, dentro do Colégio Militar Tiradentes V, e mais três cursos na área.


A Maratoninha Maker é uma ação criada e regida pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Inovação do Maranhão. Ela faz parte do Inova Maranhão, uma política pública que tem como objetivo fomentar a criação de empresas de base tecnológica e estimular a inovação, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do Maranhão. Na Maratoninha Maker, a proposta é que professores e alunos desenvolvam a resolução de problemas do seu contexto social utilizando a tecnologia digital.


Em Timon, estão sendo elaborados dois protótipos. Um deles é voltado para salas de aula inteligente, visando à economia de energia elétrica e uma melhor utilização dos recursos naturais. O segundo é destinado para o desenvolvimento de uma cancela automática para ser implantada na ponte metálica, voltada para melhorar o tráfego no local.


“O que me atraiu no projeto foi poder usar a tecnologia para resolver problemas da nossa cidade”, explica Gabriel da Silva, estudante do Urbano Martins. Já Milena da Silva, estudante do Colégio Militar Tiradentes V, destacou que antes do projeto não tinha interesse na área da tecnologia e da robótica, mas agora isso mudou. “Eu me interessei pelo projeto porque queria saber como a tecnologia funciona de fato. E isso me despertou para aprender mais e até mesmo seguir carreira nessa área”.














