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2 de outubro de 2019

Semed investe no lúdico para o ensino e aprendizado das crianças

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“A criança terá direito a alimentação, recreação e assistência médica adequadas”. É o que afirma o quarto princípio da Declaração Universal dos Direitos da Criança. Neste contexto, é preciso destacar que aprender de forma lúdica é essencial para as crianças, pois proporciona um melhor desenvolvimento infantil e de interação social, uma vez que o brincar ajuda no desenvolvimento e aprendizagem na educação infantil, pois desenvolve a memória, a linguagem, a atenção, a percepção, a criatividade e habilidades.

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Pensando nestes aspectos, a Secretaria municipal de Educação (Semed) investiu cerca de R$ 130 mil reais na compra dos mais variados tipos de brinquedos, desde blocos de montar, dominós, jogos de memória, jogos de encaixe, quebra-cabeça, até livros para contação de histórias, fantoches, bonecas, dentre outros. Os brinquedos foram enviados para as creches e para complementar as demais brinquedotecas das escolas que possuem ensino infantil. Foram adquiridos ainda brinquedos voltados para as crianças com deficiência visual.

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“Os brinquedos são importantes para o desenvolvimento da linguagem, motor, cognitivo e social. Eles estimulam as crianças a aprenderem e a conviverem socialmente, exploram sua criatividade, coordenação motora, dentre outros aspectos positivos”, explica a secretária municipal de Educação, Dinair Veloso, sobre a relevância dos brinquedos para o ensino/aprendizagem no ensino infantil.

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Na creche Jackson Lago, um dia por semana, as crianças da creche e da pré-escola têm um horário destinado para a brinquedoteca. Lá as professoras brincam e contam histórias para as crianças. “Nós sabemos da importância desse espaço para as crianças; aqui elas interagem melhor com o outro e aprendem sem nem perceber”, afirma a diretora titular, Mônica Ferreira.

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Além de aproveitarem o espaço, as crianças maiores ainda podem pegar os livros como empréstimos para levar para casa. Quando devolvem, eles contam para os outros as histórias como forma de incentivar a leitura e a compreensão do texto.

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