14 de agosto de 2019
Curso de formação reúne 120 profissionais que atuam na educação inclusiva de Timon

Cuidadores e professores que atuam na educação especial de Timon participaram de mais um momento de formação ministrada pelos professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), no Centro de Treinamento Prof. Wall Ferraz.
Entre professores assistentes, cuidadores escolares e intérpretes, o encontro reuniu cerca de 120 profissionais para uma abordagem ampla sobre atividades adaptadas à escola regular e debate relacionado ao acompanhamento dos cuidadores. Foram explanados: como interagir com professores da sala regular, o trabalho de atenção do professor do AEE, a atuação do intérprete e a forma correta desse trabalho.

Considerando que o número de crianças que precisam de um acompanhamento especializado na escola tem crescido, a formação de professores e cuidadores na rede municipal de educação em Timon vem sendo feita periodicamente e de forma bimestral. A ideia é orientar os educadores sobre a abordagem correta com os pais e responsáveis, a ponto de fazê-los entender sobre o processo de inclusão.
“É um momento importante, porque melhora consideravelmente a relação entre diretor/professor, professor/cuidador/ cuidador/família e filhos/pais. Nossos profissionais saem mais fortalecidos, orientados a lidar com as situações comuns ao ambiente escolar. Uma simples conversa é capaz de orientar a família, que às vezes não aceita, ou não percebe os sinais presentes no comportamento da criança.” – frisa a Prof.ª Lêda Maria Alves, coordenadora geral da educação Inclusiva.

Para os profissionais da educação especial, a cada encontro de formação pedagógica, mais autonomia, mais segurança de atuação na sala de aula e mais resultados positivos no desempenho dos alunos.
“Há 05 anos, eu trabalho com uma criança diagnostica com retardo mental. E eu percebo uma evolução, ela tá bem mais tranquila. Hoje eu me sinto mais preparada pra elaborar as atividades e adaptar às necessidades de modo geral dos alunos.” – Antônia Luz, professora assistente da educação inclusiva.

“Eu já tenho a formação pedagógica, e isso tem me auxiliado muito para desempenhar a função de cuidadora, em que estou atuando há apenas 03 anos. Mas, como formação é permanente, a gente sempre participa, tira dúvidas e troca conhecimento prático com os outros participantes” – frisa Elisângela Modelo, cuidadora da educação inclusiva.
A Secretaria Municipal de Educação em Timon vem direcionando o trabalho pedagógico para ampliar, cada vez mais, os resultados no processo de ensino e aprendizagem dos alunos nas demais modalidades de ensino.
