Estão oficialmente abertas as festividades juninas em Timon. Na noite dessa sexta-feira (31), milhares de pessoas compareceram à Praça São José para assistir ao ensaio geral de doze grupos folclóricos da cidade. O evento aconteceu no anfiteatro que foi construído no local após a ampla reforma realizada na praça. O evento elegeu ainda o rei e a rainha dos folguedos da cidade, que acontecem nos dias 14, 15 e 16 de junho no Cocais Shopping.
Além da valorização da cultura maranhense, os eventos promovidos pela Prefeitura Municipal, por meio da Fundação Municipal de Cultura (FMC), com o apoio dos moradores, geram renda a centenas de famílias. É o caso da Dona Ivonete Marques, moradora do Residencial Novo Tempo, que investiu e já comemorava alguns lucros. “Comprei batatas e apostei na venda nessa noite e dá para tirar um dinheirinho extra e ajudar nas despesas de casa. Sem contar que, além de trabalhar, eu aproveito a festa”, comentou.
A noite também foi marcada por uma animada competição: o melhor casal caipira. Ao todo, seis casais concorreram e o vencedor foi o casal representante do grupo Buscapé.
Fundado em 1960, o grupo Esperançoso da Santa Amélia foi um dos que levaram à praça alegria e muita riqueza, tanto nas coreografias como nos adereços. Para o coordenador do grupo, Cabo Zuza, investir na cultura é resgatar a identidade de um povo. “Essas manifestações tiram as crianças das ruas e dos perigos que existem. Aproximam a comunidade e isso é muito bonito de se ver. Defendo que é importante investir na cultura porque ela mostra quem somos, fala nossa história”.