Alegria e diversão de famílias inteiras marcaram a abertura do XXIV Encontro de Folguedos de Timon 2017. Com apresentações de quadrilhas juninas, bandas e grupos folclóricos, o evento foi elogiado por quem saiu de casa e encontrou um local seguro e com toda uma estrutura necessária para abrigar a grande comemoração junina da cidade.
As atrações iniciaram logo cedo, às 18h30, e os visitantes foram chegando aos poucos. A Wytalla Rodrigues, que mora bem próximo do local do evento, na Av. Teresina, conta que ficou encantada com o que viu já na entrada. “Cheguei aqui e me surpreendi com a estrutura. Eu faço questão de vir e trazer minha filha, pois eu me senti segura”, comentou.
Outra visitante que estava animada e ansiosa era a dona Maria dos Remédios, uma das organizadoras da quadrilha Pinga Fogo, que pela primeira vez vai dançar em um grande evento. “Temos 28 componentes na quadrilha e tem gente do povoado Pedras e São José dos Cacetes”, disse ela ainda completando: “Aqui tá tudo lindo. Eu não imaginava que ia ser tão grande e bonito desse jeito. Estou amando tudo e ansiosa para ver a quadrilha dançando”.
As amigas Letícia Rodrigues e Bruna Rodrigues vieram do bairro Dirceu, em Teresina, para prestigiar o evento da vizinha cidade, Timon. “Amigos falaram sobre o evento, fiquei curiosa e resolvi vir. Estou surpresa com tudo até agora. Segurança por todos os lados, um local fechado e as bandas são ótimas. Realmente a cidade e a prefeitura estão de parabéns pela organização”.
Mas tem quem veio para a festa para conseguir um dinheiro extra. Já no primeiro dia, foi possível ver a dimensão do evento no quesito geração de renda. “Recebi o carrinho do Programa Renda do estado mês passado e resolvi vir para vender e ganhar meu dinheirinho. Tem arrumadinho, cachorros quentes e várias outras coisas”, disse dona Antônia de Maria, moradora do Parque Alvorada. Outra barraqueira completou: “Ano passado, eu vim e foi bom. Esse ano, quero vender ainda mais, para conseguir uma renda extra”, disse dona Aurineide Vale.
E tem quem veio de mais longe. O Antônio Alves, do Ceará, conta: “A festa tá linda e toda organizada”. Ele está de passagem pela cidade, mas resolveu vir com toda a família para ver de perto e curtir a noite do primeiro dia dos folguedos.
A abertura teve uma ampla programação no palco principal, que foi encerrada pela banda Farra da Gordinha. Muita alegria e arrasta-pé para quem aceitou o convite da grande festa promovida pela Prefeitura de Timon.