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18 de setembro de 2018

Educação do Campo é discutida em 5º encontro do Projeto Gestão Mais

Diretores, supervisores e coordenadores da rede municipal de ensino participaram, na manhã desta terça-feira (18.09), do quinto encontro do Projeto de Formação Gestão Mais, discutindo a Educação do Campo. O projeto é promovido pela Secretaria de Educação (Semed) uma vez por mês, no Centro de Treinamento Prof. Wall Ferraz.

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A abertura do evento ficou por conta dos alunos da Escola Municipal Zelina Assunção Silva, do Povoado Cão Açu, que fez uma apresentação com alunas dançando e mostrando a cultura do campo. A escola da zona rural, já ultrapassou sua meta do IDEB para 2021 nos anos finais desde 2015. Em 2017, saiu de 4,3 para 4,5. Resultado de estratégias bem-sucedidas na aprendizagem dos alunos.

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Já os Alunos da Escola Antônio Pereira da Silva, do Povoado Gameleira, também deram um show simulando uma aula, utilizando as estratégias de como a escola está avançando na leitura dos alunos.

Para discutir sobre o tema “Relação dos Conhecimentos Escolares aos Saberes da Cultura Camponesa”, a palestrante convidada foi a professora Raimunda Alves Melo, doutoranda pela UFPI, que falou sobre a adoção da cultura do campo no ensino. “A educação no campo deve ser significativa e de qualidade, deve ainda respeitar a realidade e cultura de cada localidade para que o aluno possa se sentir integrado”.

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A diretora do Departamento de Ensino, Ceres Noleto, ressaltou a programação de visitas executada pela coordenação do campo e que permitiu ouvir os gestores e professores dos sete polos da zona rural. “A finalidade principal da Agenda Positiva que fizemos no campo foi a garantia do direito de aprendizagem dos nossos alunos, além de conseguir acompanhar de perto os rendimentos alcançados pelas escolas no primeiro semestre. A partir disso, planejar as possíveis intervenções, caso se fizessem necessárias”. Essa Agenda será realizada bimestralmente.

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As escolas Márcia Cruz Lima, localizada no Povoado São João dos Marrocos, e José Alves Galiza, do Povoado Vertente, apresentaram práticas que estão dando certo e gerando resultado positivos na alfabetização dos alunos.

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