O sistema inovador é uma iniciativa do poder público com idealização do prefeito Luciano Leitoa e execução da Secretaria Extraordinária Municipal de Parcerias e Investimentos
Timon em breve será um município com uma rede sistemática de política de inovação em tecnologia e empreendedorismo através de parcerias com grandes instituições e divisões da administração pública. Em reunião na manhã desta quarta-feira (12), na sede da secretaria localizada no Parque Empresarial, o secretário da Sempi, Victor Hugo Saraiva e o secretário de desenvolvimento econômico, João Rodolfo, se reuniu com os envolvidos nesse importante projeto.
“O Inova Timon é um sistema de incentivo as políticas de inovação em tecnologia e empreendedorismo de forma organizada e idealizado para ser implantado no município aproveitando as parcerias como as do Sebrae e Senac. Hoje estamos na fase de formatação do projeto e mapeando todas as ações que o município já realiza voltados para a aceleração das startups e no cenário de inovações tecnológicas e empreendedorismo”, explicou Vitor Hugo.
O secretário ainda lembrou que desde o início da gestão do prefeito Luciano Leitoa essas instituições junto a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo – Semdest conseguiram, juntas, desburocratizar o cenário empresarial através da ‘Central Empresa Fácil’, desenvolvida pela prefeitura e instalado na Semdest, projeto esse em funcionamento que está inscrito no Prêmio Prefeito Empreendedor deste ano.
O gerente regional do Sebrae, César Guimarães, conta que Timon tem se tornado referência pelas inúmeras ações voltadas a educação empreendedora de jovens, além de desburocratizar ações voltadas ao empresariado e a pequenos empreendedores. ““Visitamos nossa nova sede, ao lado da prefeitura e essa proximidade com os parceiros traz facilidade aos processos e para o empresário e jovens empreendedores. Em novembro, além da nova sede, Timon sediará o Fórum de Educação Empreendedora, no dia 27 o que torna a cidade uma referência e nosso objetivo é destinar parte do nosso orçamento ao incentivo do surgimento de novas Startups”, disse o gestor do Sebrae regional.
A rede municipal de ensino também prepara para esse ano a implantação do projeto piloto do Curso de Robótica com polo previsto inicialmente para a EMEF Nazaré Rodrigues. “As ações na educação não param e com um sistema desse nós podemos trazer importantes parcerias e projetos que podem dar início às startups e o mais importante é despertar nas nossas crianças o empreendedorismo”, afirma Alda Raquel, coordenadora do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino. Além do Curso de Robótica está sendo projetado e durante a reunião foi alinhada uma parceria com a gerente do Senac /Timon, Cristina Camelo, para a introdução de cursos de línguas para os alunos no contraturno.
O secretário de Assuntos Institucionais e Cultura de Timon, Saney Sampaio, adiantou que a nova sede da secretaria de Cultura será um grande Centro de Referência da Cultura, Inovação e Tecnologia para o jovem timonense. “Nesse espaço que está sendo construído e deve ser inaugurado em dezembro terá espaço com laboratórios, pontos de diálogos, capacitações, intercâmbio de ideias e um grande centro de Economia Criativa”.
Através das parcerias e direcionamento das pastas da administração pública envolvidas no processo da Inova Timon será possível fomentar o surgimento de novas oportunidades para os jovens timonenses e consequentemente ações de apoio aos novos negócios e startups “Criamos assim um ambiente de sinergia, os grandes projetos incentivam o empreendedorismo e apresentam boas oportunidades de forma sistematizada”, explica, Bringel Filho, assessor da ATI – Agência de Tecnologia da Informação.