6 de julho de 2018
Educação: Seminário encerra atividades do PNAIC 2017/2018

As atividades referentes ao ciclo 2017/2018 do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) em Timon foram encerradas nesta sexta-feira (06.07) com um Seminário no Centro de Treinamento Prof. Wall Ferraz, onde estiveram presentes os professores formadores e alfabetizadores da pré-escola, ciclo 1º ao 3º ano e Novo Mais Educação.

Os professores participaram de diversas oficinas ao logo do período de execução do PNAIC, que tem como objetivo capacitá-los e apresentar novas dinâmicas que auxiliem no processo de alfabetização dos alunos, além da organização do trabalho escolar.

A secretária de educação, Dinair Veloso, destacou as adesões a Programas Federais que a Secretaria Municipal (Semed) vem fazendo, com vista a ampliar o processo de transformação da educação no município, a exemplo do PNAIC, Novo Mais Educação e Mais Alfabetização. “Esses programas são importantes, no sentido de corrigir algo que precisa melhorar, mas a adesão por si não é suficiente, faz-se necessário que todos nós trabalhemos juntos para transformar e garantir o direito de aprendizagem dos nossos alunos. A parceria dos professores é fundamental nesse processo”.

O Seminário contou também com uma palestra sobre a “Organização do Trabalho Pedagógico na Alfabetização”, com as professoras formadoras do PNAIC e que fazem parte da rede municipal de ensino, Maria das Dores da Costa Oliveira e Rosângela Costa Monteiro. Elas falaram acerca do planejamento das ações pedagógicas: “O professor precisa organizar suas ações pedagógicas pensando nas prioridades da alfabetização, bem como na heterogeneidade para o desenvolvimento dessas práticas”, disse Rosângela.

A professora alfabetizadora Maria Luciana Pires, da Escola Municipal Paulo Freire, falou sobre a experiência de ter participado do PNAIC. “A formação é muito importante, principalmente quando ela é continuada, como as oferecidas pela Semed, porque alia teoria e prática, agregando ao nosso trabalho em sala de aula. Participar das oficinas foi enriquecedor e os temas foram pertinentes, enfim, foram momentos que proporcionaram muito conhecimento para nós”.
