27 de abril de 2018
Timon será representado na V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente
O município será representado por professor e aluna da Escola Municipal Luís Miguel Budaruiche

Professor de Ciências da Escola Municipal Luís Miguel Budaruiche, Raul Mendes, e a aluna Amanda Costa
O projeto “Fiscais da Sustentabilidade”, desenvolvido pelo professor de Ciências da Escola Municipal Luís Miguel Budaruiche, Raul Mendes, em parceria com os alunos do turno tarde, está fazendo a diferença na conservação do patrimônio público e no consumo consciente de água e energia dentro do colégio. Desde 2014, quando a iniciativa foi aplicada pelo mestre, a percepção dos estudantes mudou consideravelmente.
Amanda Costa, 13, é aluna do nono ano da escola. A menina foi eleita para representar Timon na etapa estadual da V Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente – que deve acontecer até o dia 09 de maio em São Luís/MA – e na Conferência Nacional, que vai acontecer em junho em Brasília/DF. “Representar um projeto que defende a reutilização da água e de outros recursos é muito importante. Estamos levando tudo que aprendemos na escola para nossas casas e de forma séria. Minha geração será de adultos mais conscientes com relação à proteção do Meio Ambiente”, defende a aluna.

Em 2017, a iniciativa foi premiada no concurso Escolas Sustentáveis, promovido pelo Tribunal de Justiça, Ministério Público e Governo do Estado do Maranhão. A equipe da escola foi receber o prêmio em São Luís. Em março de 2018, o projeto foi premiado novamente. Desta vez, na etapa estadual do Prêmio Professores do Brasil – edição 2017, uma iniciativa do Ministério da Educação. A equipe da escola e a secretária de educação, Dinair Veloso, foram receber o prêmio em São Luís.
“Quando mostramos que o jovem precisa ter responsabilidade sobre seu próprio lixo, com certeza estamos preparando adultos mais conscientes e com posicionamentos mais críticos para o amanhã. Quando cheguei, em 2014, a escola estava linda, toda reformada pela Prefeitura de Timon, mas em pouco tempo, por problemas comportamentais, alguns estudantes depredavam o patrimônio que é de todos. Através de intensos trabalhos de conscientização, nunca mais tivemos uma carteira quebrada. Nunca mais tivemos problemas com banheiros entupidos. Tudo isso porque explicamos como a destruição dos bens públicos aumenta o consumo de água, logo, prejudica o Meio Ambiente”, comentou o professor e idealizador do projeto, Raul Mendes.
